Para quem estava com saudades, a Hamburgerberg Fest está de volta e, neste ano, no embalo dos 200 anos da imigração alemã. A festa de rua do Centro Histórico de Hamburgo Velho, que chega a 24.ª edição, desta vez tem uma novidade.
Serão três dias de muita música, exposições de arte, museus abertos, feiras de artesanato, antiguidades e colecionáveis, cinema de rua e oficinas culturais. Tudo isso nos dias 11, 12 e 13 de outubro, com entrada franca, em um ambiente repleto de boa gastronomia e cervejas artesanais.
A expectativa é reunir 30 mil pessoas nos três dias de atividades.
A comemoração do bicentenário da chegada dos colonizadores começa na sexta-feira (11) com um baile a céu aberto, com repertório repleto de bandinhas típicas. Neste mesmo dia, seis escolas participarão do Projeto Partiu Novo Hamburgo
No sábado, para os amantes do rock, tem show de comemoração dos 25 anos da banda Bidê ou Balde, com Carlinhos Carneiro, banda Mazah e Rafael Malenotti, além da cantora Izmália, com o especial Rita Lee.
Já no domingo, o talento de Renato Borghetti e a Fábrica de Gaiteiros toma conta do palco, tendo na programação ainda a banda Tribah e a Funkalister.
O público poderá conferir também apresentações da Banda do Comando Regional de Policiamento Ostensivo- Vale do Rio dos Sinos, Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo e conjunto instrumental da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo.
Honrando o berço da imigração alemã em Novo Hamburgo, várias bandinhas típicas vão circular entre as ruas, não deixando ninguém parado. Para quem tem espírito competitivo, a pedida é participar dos jogos germânicos.
“É uma grande celebração para promover a cultura e valorizar o importante patrimônio que se tem em Hamburgo Velho”, diz Ângelo Reinheimer, curador da Fundação Scheffel e coordenador geral do evento.
Como já é tradição, na Hamburgerberg Fest os museus Schmitt-Presser e a Fundação Scheffel estarão de portas abertas. Terá Circuito das Artes, Percurso das Casas Históricas e oficina no Espaço Kinder, voltada para o público infantil.
Para os adultos, há outras opções de oficinas, sendo uma delas dentro da temática da imigração. É a Oficina de Bordado Tecendo Memórias, onde os participantes aprenderão a fazer um Wandschoner (pano de parede). Este objeto de decoração, muito comum junto aos fogões a lenha, foi trazido para região pelos alemães.
A outra atividade é a Oficina Revelando Memórias, que vai ensinar a técnica da goma bicromatada, uma das pioneiras na revelação fotográfica.
Na programação cultural ainda tem o Jardim das Artes e o Cinema de Rua nas escadarias da Igreja do Relógio, com exibição do filme Frankenstein, lançado em 1931, com sonorização ao vivo da banda Quarto Sensorial. Haverá também o Mural de Mosaico Coletivo e a exposição fotográfica Bicentenário da Imigração Alemã.
A última edição da Hamburgerberg Fest foi em outubro de 2022. Em 2023, por conta do mau tempo, o evento foi transferido várias vezes e acabou cancelado. Neste ano, a proposta da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), era realizar a festa em maio, o que não foi possível por causa da enchente. Em caso de chuva, a festa será adiada para os dias 18, 19 e 20 de outubro.
Programação da Hamburgerberg Fest 2024
Sexta-feira, 11 de outubro
17 horas- Banda Baila-Baila
Das 19h30 às 22 horas- Baile com Raquel Pimentel e banda.
Sábado, 12 de outubro
Das 11 às 13 horas- Oficina Revelando Memórias
11 horas- Bandinha Quebra-galho
13h30- Triozinho Alles Blau
LEIA TAMBÉM
14 horas- Grupo Folclórico Teewald
14 horas- Alunos do Polo Avançado do Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo
Das 14 às 16 horas- Jogos Germânicos
Das 14 às 16 horas- Percurso das Casas Históricas, com Paulo Daniel Spolier
Das 15 às 17 horas- Oficina de Bordado de Wandschoner – Vera Schneider
Das 15 às 17 horas- Circuito das Artes
14h30- Apresentação Canto Coral
15h30- Banda do Comando Regional de Policiamento Ostensivo- Vale do Rio dos Sinos
16h30- Mazah & Rafael Malenotti
18 horas- Bidê ou Balde 25 anos com Carlinhos Carneiro
20 horas- Izmália Especial Rita Lee
Domingo, 13 de outubro
8h30- Culto Ecumênico Festivo
10 horas- Oficina Wandschoner – Vera Schneider
10h30- Bandinha Alemã Cortejo Banda Periquito
12h30- Grupo Folclórico Katamalejo
12h30-Macht Musik
14 horas- Triozinho Alles Gut
Das 14 às16 horas- Jogos Germânicos
Das 14 às 16 horas- Oficina Revelando Memórias
Das 14 às16 horas- Percurso das Casas Históricas
Das 15 às17 horas- Circuito das Artes
15 horas- Conjunto instrumental da OSNH
15h30- Triozinho Alles Gut
16 horas-Tribah
18 horas- Renato Borghetti Trio e Fábrica de Gaiteiros
19h30-Funkalister