VEJA VÍDEO
Garis resgatam cachorrinha presa em casinha dentro de arroio de Novo Hamburgo
David William Fernandes Araújo, de 31 anos, trabalhava roçando na beira do córrego quando ele e outros dois colegas escutaram o animal chorando na tarde desta sexta-feira (10)
Última atualização: 23/01/2024 10:15
Uma cachorrinha foi salva por garis na tarde desta sexta-feira (10) no Arroio do Pampa, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Por volta das 14h25, três homens roçavam a beira do córrego, na altura da Avenida Alcântara, quando escutaram o animal chorando. A cadela caramelo e de porte pequeno estava em cima da casinha, que estava parcialmente imersa na água. O animal estava preso com uma corda.
“A gente parou e ficou olhando pra ela. Ela ficou olhando pra gente e chorava como se tivesse pedindo socorro”, lembra David William Fernandes Araújo, de 31 anos, que, comovido, não hesitou em entrar no arroio para resgatar a cachorra (veja no vídeo abaixo). O gari da empresa Mecanicapina, terceirizada que presta serviço à Prefeitura de Novo Hamburgo, conta que atravessou para o outro lado do córrego e desceu através de uma tela que tem no barranco. “Como vi que ela estava amarrada, desci com uma faca que uso para cortar o nylon da roçadeira e cortei a corda”, detalha.
Assim que voltou para terra firme, a cachorrinha saiu correndo. David conta que ao se deparar com a cadela naquela situação de abandono ficou “com pena e triste ao mesmo tempo, porque isso não se faz com um animal”. Para ele, quem não quer mais pode doar a quem queira. “Creio eu que foi Deus que fez a gente parar justamente onde ela estava. Assim, pudemos ver e salvar ela”, completa o gari, que lembra que, há cerca de um mês, ao lado dos colegas de trabalho Anderson e Valdenes, resgatou outro cachorro dentro do mesmo arroio.
Para André Rodrigues Benites, gerente de equipes da empresa onde David trabalha, sem a ação dele, o animal não teria chance de sobreviver. “Louvável e corajosa, pois ele escalou o muro de contenção para descer e subir. Arriscando até a se machucar. Mas conseguiu tirar o animalzinho, que por covardia foi jogado ali para morrer”, destaca.
O gestor afirma que na próxima semana, a equipe trabalhará pelo bairro na região onde o resgate aconteceu, e caso o animal que fugiu assustado seja encontrado, será levado à sede da empresa, onde será sua nova moradia. O Canil Municipal soube da história e garantiu castração gratuita para a cadelinha, assim que ela for localizada.
Em nota, a Prefeitura lamentou o abandono da cachorra e lembrou que a prática é crime. “Animais não são descartáveis e abandoná-los, além de ser um ato cruel e covarde, é crime segundo a Lei Federal nº 14.064/20, com pena de detenção de até cinco anos para crimes de maus-tratos.”, escreveu.
Veja vídeo do resgate