abc+

NOVO HAMBURGO

FÜR IMMER: Noite de gala marca estreia do documentário no Teatro Feevale; assista

Teatro Feevale recebeu grande público na noite desta terça-feira para assistir à produção do Grupo Sinos

Dário Gonçalves
Publicado em: 30/07/2024 às 21h:50
Publicidade

Emoção, celebração e entusiasmo foram as tônicas na noite desta terça-feira (30), durante a estreia do documentário Für Immer – Origens no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. Centenas de pessoas acompanharam o evento alusivo ao Bicentenário da Imigração Alemã. O terceiro filme da série tem 52 minutos de duração e já pode ser assistido no site ABCMais e no YouTube.

Lançamento do Für Immer em 30 de julho de 2024 no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo | abc+



Lançamento do Für Immer em 30 de julho de 2024 no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo

Foto: Paulo Pires/GES

“Exibições como essa são muito gratificantes, pois podemos notar as reações do público. As pessoas se emocionam junto com a gente e isso é muito bacana. Mostra que conseguimos tocar os corações delas. Fico muito honrado e orgulhoso de tantas famílias terem acompanhado a estreia do filme, nesta noite tão especial e que ficará na nossa memória”, destaca o jornalista Moacir Fritzen, que é um dos coautores.

“Ver o Teatro Feevale lotado para assistir um documentário sobre a história da imigração alemã atesta o quanto a nossa região é diferenciada. Só temos a agradecer a todos que vieram”, emenda o cinegrafista Vandré Brancão, que também é coautor do trabalho.

Importância

A produção é focada na história dos imigrantes que arriscaram suas vidas para buscar a esperança de dias melhores em um lugar distante de suas terras natais. “Oferecemos uma compreensão profunda e multifacetada da imigração. Celebrando 200 anos, o documentário é um tributo às gerações passadas e um legado educativo e cultural para as futuras”, reforça o idealizador da trilogia, Fernando Alberto Gusmão.

Além da exibição do documentário, a plateia também acompanhou apresentações culturais da Camerata Ivoti, do Coro Júlio Kunz, da Invernada Adulta do Grupo Tradicionalista (GT) Sepé Tiaraju. Já a Bandinha Típica Alemã Bremen animou a recepção.



“O presente se constrói a partir do passado. Você só consegue compreender o que você vive quando você conhece de onde veio”, comentou Catiano Azeredo Ott, de Sapiranga, que assistiu à estreia.

Público destaca o conhecimento histórico

Para Kelly Fonseca, 45 anos, e a família, a chance de ver o documentário em primeira mão é alimentar o conhecimento histórico sobre os antepassados que ajudaram no desenvolvimento da região.

Kelly Fonseca, 45 anos, e a família foram assistir à estreia | abc+



Kelly Fonseca, 45 anos, e a família foram assistir à estreia

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

“Esse período todo de comemoração dos 200 anos é muito bonito. Somos de Taquara e, na cidade, assim como Igrejinha e região, todo mundo é muito envolvido com essa tradição germânica. Nós mesmos não somos descendentes de alemães, mas gostamos de conhecer as danças, as músicas, as comidas e as histórias. Moramos aqui há muitos anos e convivemos com esses descendentes, que formaram um legado muito rico para toda a região”, disse ela no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, acompanhada do marido, Joel Fonseca, 56, e os filhos Raul e Cecília Fonseca, 12.

Ficha técnica

  • O quê: Für Immer – Origens
  • Gênero: Documentário
  • Duração: 52 minutos
  • Coautoria: Moacir Fritzen e Vandré Brancão
  • Apresentação: Unimed Vale do Sinos e BRDE
  • Patrocínio Master: Sicredi, Instituto Ivoti e Rissul
  • Promoção: ABCmais e Rádio ABC 103.3
  • Realização: Grupo Sinos

Assista ao documentário:

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade