Após a estreia de gala no dia 30 de julho, quando lotou o Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, o documentário Für Immer – Origens foi exibido em sessão especial para os diretores das 91 escolas da rede municipal de Novo Hamburgo na tarde de quarta-feira (21). Da mesma forma como no lançamento, o auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed), no 4º andar do Centro Administrativo, também ficou lotado para a exibição do filme que fecha a trilogia sobre o Bicentenário da Imigração Alemã produzida pelo Grupo Sinos — que conta, ainda, com os documentários Para Sempre e Gerações.
A sessão especial teve a presença do presidente do Grupo Sinos, Fernando Alberto Gusmão, além do jornalista Moacir Fritzen e do editor de fotografia Vandré Brancão, que assinam a direção do documentário.
Durante os 52 minutos de projeção, os diretores das escolas de educação básica e de ensino infantil puderam conhecer um pouco mais sobre a história da imigração e foram incentivados a trabalhar o documentário em sala de aula. “É um recurso que está disponível para as escolas. Inclusive, podem convidar os autores para participarem de bate-papos sobre o filme”, salienta a secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli.
De acordo com Gusmão, toda a trilogia Für Immer está à disposição dos educadores, auxiliando no processo de ensino. “O documentário pode se tornar uma ferramenta em sala de aula para contar a história da nossa região sob vários olhares.”
Ao final da exibição, os professores puderam participar de um bate-papo com os autores, que responderam algumas dúvidas da plateia. Ao todo, diretores de 52 escolas de educação básica e 39 escolas de ensino infantil prestigiaram a apresentação. “Exibições como essa são muito gratificantes, pois podemos notar as reações do público”, comemora Fritzen.
Tributo e legado
A produção é focada na história dos imigrantes que arriscaram suas vidas por dias melhores em um lugar distante de suas terras natais. “Oferecemos uma compreensão profunda e multifacetada da imigração. Celebrando 200 anos, o documentário é um tributo às gerações passadas e um legado educativo e cultural para as futuras”, reforça o idealizador da trilogia, Fernando Alberto Gusmão. O documentário está disponível no portal abcmais.com e no YouTube.
LEIA TAMBÉM