CAPACITAÇÃO
Fundação Semear faz formatura de 15 jovens do Projeto Vencer e celebra 20 anos de impacto social
Nesta edição, jovens com idades entre 16 e 18 anos receberam seus certificados
Última atualização: 15/12/2024 12:27
Na última quinta-feira (12), o auditório da ACI-NH/CB/EV/DI foi o palco de um momento especial: a formatura do Projeto Vencer, programa de qualificação profissional promovido pela Fundação Semear. A comunidade se reuniu em uma celebração que marcou duas décadas de impacto e transformação na vida de jovens em Novo Hamburgo. Nesta edição, 15 jovens, com idades entre 16 e 18 anos, receberam seus certificados.
Os alunos têm aulas de temas como comunicação e expressão, meio ambiente, cidadania, inclusão digital, saúde e segurança no trabalho, formas alternativas de geração de trabalho e renda, educação para o consumo, entre outros.
LEIA TAMBÉM: Chegada do Papai Noel: Mais de 2,5 mil presentes são entregues por voluntários a crianças da região
Ao longo de 20 anos, o programa se consolidou como uma ponte para o futuro de 350 jovens, promovendo a qualificação básica para atuarem no apoio das rotinas administrativas, aliado ao protagonismo juvenil e à formação cidadã. Nelson Ramalho, investidor do projeto, destaca: "O Projeto Vencer é para aqueles que acreditam que podem, sim, fazer a diferença.”
Segundo Natalino Conci, vice-presidente administrativo-financeiro da Fundação Semear e Paraninfo da turma de formandos, emocionou a todos ao citar Ayrton Senna: "No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz." Com uma relação próxima aos formandos, ele destacou o orgulho por suas conquistas e reforçou a importância de dedicação e compromisso para alcançar o sucesso, deixando uma mensagem inspiradora para o futuro de cada jovem.
A formatura foi um marco dessa trajetória, celebrando histórias de sucesso e renovando a esperança em um futuro cheio de possibilidades".
O ex-aluno Evandro, formado em 2017, emocionou ao relatar sua trajetória: "Estou cursando a graduação em enfermagem e consegui inserir minha irmã no projeto, onde ela se formou no ano passado. Minha mensagem para vocês é: nunca deixem de estudar e mantenham o foco nos objetivos. Sucesso virá com dedicação. Muito obrigado." Atualmente, Evandro trabalha no Hospital Regina e no Hospital da Unimed, reforçando como o projeto transformou sua vida e de sua família.
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Durante a solenidade, o presidente da Semear, Senhor José Flávio Bueno Fischer. destacou a importância desse momento na vida dos jovens. "Desejo a cada um de vocês que essa conquista seja o início de uma trajetória de sucesso e realizações."
Além de reforçar a relevância da capacitação profissional, a cerimônia trouxe reflexões sobre o impacto do projeto na vida de cada participante, evidenciando como as vivências, os conselhos e as oportunidades abriram portas para um futuro promissor.
Formandos:
• Brenda Candeia dos Santos
• Denis Henrique de Jesus Rocha
• Emily Maiara Tiede de Oliveira
• Évelyn Cristina Henriques Gudes
• Gustavo dos Santos
• João Pedro Altenhofen
• Kemylly Paulo Bueno
• Kétlyn Andriele Tiede da Silva
• Kévin Rodrigues de Oliveira
• Luan Rodrigues de Oliveira
• Maria Eduarda B. Machado
• Matheus de Souza Bueno
• Miriã Isabel dos Santos
• Pedro Henrique Correa Dill
• Ryan Matheus Lima
Projeto Vencer
O Projeto Vencer, realizado pela Fundação Semear, em parceria com empresas locais, é um marco na formação cidadã e no desenvolvimento pessoal de jovens que buscam espaço no mundo do trabalho, promovendo valores como liderança, ética e perseverança.
Ele é realizado gratuitamente pela Fundação Semear, o projeto contou com a parceria institucional da ACI-NH/CB/EV/DI - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, e com o apoio de empresas como CFC Valderez, Dimosaico, Mule Bule, O Boticário, Editora Sinopsys, Sinosplan, Edenred Brasil e Comoto, que acreditam e investem no desenvolvimento da juventude. Mais informações pelo telefone 51-98135-7960.