ESTÁDIO DO VALE
FOTOS: Crianças de Novo Hamburgo assistem espetáculo do Grupo Tholl
Show foi dedicado aos participantes do projeto Gol de Placa, que atende pessoas com síndrome de Down
Última atualização: 26/03/2024 18:24
O Grupo Tholl apresentou às crianças do projeto Arte e Futebol - Gol de Placa o espetáculo "Bate para tua patota que hoje tem circo" nesta segunda-feira (22). A parte inferior do Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, funcionou como um teatro que recebeu os artistas e atletas das categorias de base do clube, que formaram a maior parte da plateia.
O evento foi gratuito e aberto a toda comunidade, e foi classificado pelo presidente do clube, Jerônimo Freitas, como um prêmio às crianças. "Esse evento é para premiar as crianças do Gol de Placa junto com as outras crianças da categoria de base."
Coordenador da parte artística do projeto, o produtor cultural da empresa Solid, Cristiano Storniolo, diz que os espetáculos trazidos para Novo Hamburgo são pensados com preferência para atender crianças com Down. "Os espetáculos foram escolhidos já pensando nesse público."
Gol de placa e arte
Em abril de 2021 o Novo Hamburgo lançou o projeto Gol de Placa, que inovou abrindo as portas na categoria de base para crianças com síndrome de Down, deficiência intelectual, autismo e deficiência física.
Atualmente são 30 crianças inscritas que praticam futebol todos os sábados no Estádio do Vale. Isso fez do Noia o único clube a ter uma categoria em sua base formada por crianças deficientes.
Junto ao projeto esportivo chegou também a programação artística com uma parceria com a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), assim o projeto se ampliou tornando-se o Arte e Futebol - Gol de Placa.
Mais duas atrações artísticas são esperadas para o mês de junho, todas abertas ao público e com entrada franca. No dia 14 do próximo mês o espetáculo fica por conta do Teatro Vagamundo. Já no dia 28 é a vez da apresentação da peça Vida de Cachorro.
Todas as apresentações acontecem a partir das 15h30 no Estádio do Vale, com entrada franca. Uma forma de reunir as crianças que integram o projeto com o público geral da cidade.
Diversidade no palco e na plateia
Produtor do grupo Tholl, João Schmidt, destaca que o show apresentado nesta segunda-feira traz como característica a possibilidade de ser apresentado em qualquer local. "Estamos apresentando embaixo das arquibancadas de um clube, e ele poderia acontecer, como já aconteceu, no Theatro São Pedro", ressalta.
Essa característica eclética do Tholl nas apresentações também se reflete na presença do público no Estádio do Vale. Tanto crianças do projeto quanto atletas da base do clube se faziam presentes. "Acho importante essa mistura, a arte faz isso, não importa se a pessoa é Down ou não, isso é arte, que faz essa comunhão de agregar todas as pessoas possíveis."
Freitas comemorou a presença do grupo, que há 21 anos é um dos mais importantes da cultura gaúcha. "Para gente trazer um grupo do tamanho do Tholl, podendo levar o nome do Novo Hamburgo para cenários maiores, é o que importa mais. Carregar o nome do clube junto com a ação social, que sempre fazemos questão de deixar claro que é o clube de todos, acaba coroando o trabalho."