Iniciou nesta terça-feira (25) o Fórum Estadual Ordinário e Fórum Região Sul, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS), no Teatro Feevale. O evento que segue até quinta-feira (27) reuniu, já no primeiro dia, 1,3 mil representantes da educação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Com o objetivo de debater a importância do regime de colaboração no âmbito escolar, os participantes puderam assistir ao painel Regime de Colaboração: articulação e fortalecimento pela qualidade da educação pública.
Segundo a presidente da Undime/RS e também secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, é muito importante que a educação seja alinhada e construída em regime de colaboração. “São diversos assuntos que requerem atenção, como a recomposição de aprendizagem e busca ativa. Acreditamos na importância e do papel da educação e estamos aqui para acrescentar, formar forças para seguirmos evoluindo”, afirma.
A secretária Estadual de Educação, Raquel Teixeira, aproveitou a ocasião para desejar um bom evento a todos e lembrou que o Estado tem feito um trabalho “muito rico e produtivo com disposição para o diálogo”. “A educação sempre foi um desafio, mas se tornou um ainda mais com o crescimento da tecnologia. A velocidade que as coisas mudam nos assusta e devemos correr junto”, destaca.
Para a professora Cicera Cássia Wingert, 38 anos, uma das representantes de Parobé no evento, salienta que o evento é um momento onde juntos com os dirigentes é possível pensar na educação do passado, do presente e do futuro. “É um momento maravilhoso onde nos abastecemos de ensinamentos para aplicarmos em sala de aula. Precisamos discutir a educação, principalmente a educação infantil”, diz a professora.
Projetos mostram a parceria e colaboração
Segundo o representante da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Itamar Baptista Chagas, o trabalho precisa ser constante para que o regime de colaboração seja cada vez mais forte. “O aluno não pode ter um “carimbo” dizendo que é da rede privada, estadual ou municipal, aluno é aluno e a causa é a mesma. O RS mais uma vez saiu na frente, pois em 1995 a Lei da Gestão Democrática tem um capítulo sobre o regime de colaboração. Mas precisamos avançar em parceria e sistematização dos municípios”, explica Chagas.
Entre alguns dos avanços de parceria, Chagas destacou projetos, como o Alfabetiza Tchê, onde 372 municípios já aderiram, número que representa 74,88% e o Peate – Programa de Apoio ao Transporte Escolar do RS, onde 464 municípios participam, representando 93,36% do total de cidades do Estado. “Sem falarmos em parceria com Sebrae, que trabalha o empreendedorismo no âmbito escolar, com o Sesi e o Saers – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar”, frisa o representante da Famurs.
A supervisora escolar, que veio de Santa Cruz do Sul para o evento, Maria Cristina Sandim, 56, diz que é necessário trabalhar o respeito e competência de cada um, porque tudo converge em prol da educação. “Precisamos garantir aos alunos um ensino e um ambiente de qualidade. O tema educação deveria ser pauta principal de todos, pois quanto mais momentos como estes, para debater o ensino, mais vamos superar obstáculos, principalmente os que foram gerados após a pandemia”, reforça Maria.
Programação segue até o dia 27
Na programação, os participantes poderão acompanhar palestras com diferentes temáticas que destacam as ações do Estado em regime de colaboração, com a presença de representantes das Undimes (RS, SC e PR), Undime Nacional, Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Conselho Estadual de Educação (CEEd/RS), União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme/RS), Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Também são destaque, palestras sobre financiamento e distribuição de recursos, conectividade, educação infantil, alfabetização, educação inclusiva e neurociência. Entre os palestrantes estão nomes como Mariza Abreu, Paulo Fochi, Vital Didonet, Patrícia Grasel da Silva, Daniela Montuani, Patrícia Camini, Rejane Klein, Kamila Lockmann e Guilherme Nogueira. Além disso, o evento conta com área de exposições para troca de experiências com empresas que trarão novidades em produtos e serviços para área educacional e consultoria técnica para suporte e tirar dúvidas.
LEIA TAMBÉM