O dia 11 de dezembro será para sempre lembrado pelos moradores do bairro Vila Nova, em São Leopoldo, Gabriela Quadrado Valera, 25 anos, e Eduardo Valera, 28. Não só por marcar a chegada do segundo filho do casal, mas porque a pequena Isabel Quadrado Valera decidiu vir ao mundo de forma emocionante: ela nasceu dentro do carro, nesta quarta-feira (11), com 38 semanas e seis dias, em frente ao Hospital Unimed São Rafael, em Novo Hamburgo.
A mãe conta que a família foi surpreendida com o parto a jato, em que Isabel quase nasceu pelas ruas de Novo Hamburgo. “Deu tempo de chegar no hospital, mas teve que ser dentro do carro mesmo”, disse em uma publicação nas redes sociais.
Segundo Gabriela, o nascimento da bebê estava previsto para o dia 19 de dezembro. No entanto, a mãe conta que Isabel sempre foi maior do que o esperado. Na gravidez do primeiro filho, o Pedro, ela lembra que o bebê demorou muito para nascer, por isso, o casal imaginava que o mesmo aconteceria com Isabel.
“Quando foi chegando perto, quando ela não era mais prematura, já começamos a tentar fazer de tudo para ver se ela vinha mais rápido. A gente só não imaginou que seria tão rápido”, afirma Gabriela.
Leia também: PREVISÃO DO TEMPO: Inmet já prevê retorno da chuva ao RS e emite alerta amarelo
Na manhã de quarta-feira, a mãe fez uma indução natural durante consulta com a médica, que informou que Isabel viria até sexta-feira (13). “Eu fui para casa descansada. Como eu não estava sentindo nada, fiquei o dia tranquila. Até que, às 16 horas, comecei a ter as primeiras contrações”, relembra a mãe.
Ela conta que imaginava que a bebê poderia nascer nesta quinta-feira (12), aproximadamente 12 horas depois das primeiras contrações, como foi com o Pedro. No entanto, a bebê surpreendeu. “Foi completamente diferente. As dores evoluíram muito rápido. Quando era 17 horas, já estava uma dor muito forte, 17h30 eu já estava fora, com muita dor. A gente se arrumou e decidiu ir para o hospital”, descreve Gabriela.
Sem forças, precisou ser carregada no colo pelo marido para dentro do carro. A ida de São Leopoldo para Novo Hamburgo foi mais demorada por conta do trânsito. No meio do caminho, ela conta que começou a sentir as mesmas dores de quando o primeiro filho nasceu. “Eu lembrava da sensação e comecei a dizer para o Dudu: ‘ela vai nascer, ela vai nascer’”, afirma Gabriela.
Mãe sentia que bebê iria nascer ali mesmo
O casal chegou no hospital junto com a médica obstetra. “Quando chegamos na porta do hospital, a médica viu que era nós e foi lá me examinar. Quando me perguntou se eu queria subir para a sala, eu não me imaginava saindo do carro. Eu sentia que ela já queria nascer”, relata Gabriela.
A médica, então, respeitou o desejo da mãe e montou a equipe na frente do hospital mesmo. “Foi muito rápido. Em uma força ela saiu, dentro do carro. Foi adrenalina pura. Apesar da situação ter sido uma loucura, foi muito tranquilo. Foi um momento que não deixou de ser especial, por ser o nascimento de um filho”, expressa Gabriela.
Após o parto dentro do carro, a mãe e a bebê deram entrada no hospital. Isabel nasceu com 3,650 quilos e 50 centímetros, às 18h59 de quarta-feira. “Ela é uma ‘bebezona’. Está muito bem. Mamando super bem. Era o tempo dela, o tempo que tinha que ser. Ela estava pronta. Já chegou mostrando a que veio para esse mundo”, brinca Gabriela.
LEIA TAMBÉM