NOVO HAMBURGO

Fiscalização surpreende terraplanagem em área invadida às margens da RS-239

Equipes da Fiscalização Ambiental da Prefeitura e da Guarda Municipal estão no local; testemunhas saíram correndo

Publicado em: 23/01/2024 15:22
Última atualização: 23/01/2024 20:28

Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e agentes da Guarda Municipal flagraram na tarde desta terça-feira (23) a abertura irregular de um lote em uma área invadida localizada às margens da RS-239, entre o viaduto de acesso ao Bairro São José e o Campus 2 da Feevale, em Novo Hamburgo.

Fiscalização Ambiental flagrou terraplanagem em área de preservação em Novo HamburgoDário Gonçalves/GES-Especial
Fiscalização Ambiental flagrou terraplanagem em área de preservação em Novo HamburgoDário Gonçalves/GES-Especial
Fiscalização Ambiental flagrou terraplanagem em área de preservação em Novo HamburgoDário Gonçalves/GES-Especial

A área de morro e mato fechado vem sendo invadida há pelo menos três anos, segundo moradores das proximidades. Mais de uma dezena de casas já foram construídas em meio às arvores, mas nesta terça-feira os invasores resolveram abrir um terreno de frente para a rodovia, no sentido Campo Bom-Estância Velha.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Quando a fiscalização chegou ao local, uma retroescavadeira trabalhava na terraplanagem do lote. Boa parte do trabalho já havia sido realizado. Pessoas que acompanhavam o vaivém da máquina saíram correndo quando as equipes da Prefeitura chegaram.

As equipes que estão no local informam que a terraplanagem é irregular, visto que não há qualquer tipo de licenciamento prévio. O operador da máquina é de Dois Irmãos e não deu detalhes sobre a contratação da obra. Os agentes tentam identificar quem seria o responsável pela terraplanagem.

Segundo Anderson Bertotti, da Guarda Municipal, trata-se de uma atividade ilegal, uma vez que o lote fica em área de preservação permanente por ser encosta de morro. "Configura crime de operar atividade potencialmente poluidora sem licença ambiental em área de preservação", informa o agente, dizendo que o operador da máquina e o contratante serão levados à Polícia Civil. A máquina será apreendida.

O homem que seria o contratante da obra disse que comprou o terreno e não sabia que era área de preservação ambiental.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas