NOVO HAMBURGO

Festival Internacional de Música começa neste domingo com homenagem a Tom Jobim

Durante oito dias, Novo Hamburgo terá concertos de música clássica, espetáculos de grupos de câmara e apresentações de corais. Tudo de graça

Publicado em: 19/07/2024 11:30
Última atualização: 19/07/2024 11:51

O primeiro espetáculo do Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo, o FeMusik, será neste domingo (21), em concerto que prestará homenagem a Tom Jobim, além de obra do compositor Edvard Grieg e de peças de Otto Schwarz e de James Burns.

SAIBA MAIS: Confira a programação completa do festival que vai levar orquestras para diferentes palcos de Novo Hamburgo


FeMusik terá duas apresentações no Teatro Feevale Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial/Arquivo

No palco do Teatro Feevale, a partir das 18 horas, a abertura contará com a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), com o convidado Mario Adnet e a solista Mariaclara Welker. Os ingressos gratuitos para o concerto de abertura são retirados pelo site da blueticket.com.br.

A programação vai até o outro domingo (28). “É sempre emocionante poder abrir mais um festival que apresenta boa música. Esperamos aquecer as noites e os corações dos ouvintes”, afirma o maestro Linus Lerner, diretor artístico do evento.

O diretor artístico da OSNH, Gustavo Müller, salienta que a orquestra quis homenagear um artista brasileiro na programação do festival, que homenageia os 200 anos da Imigração Alemã. “O público pode esperar um espetáculo lindo. Vamos ter a obra sinfônica mesclada com música brasileira de altíssima qualidade e Mario Adnet, um artista fora de série”, acrescenta.

Ainda na abertura, estará a solista Mariaclara Welter, a mais jovem musicista aprovada no Concurso Jovens Solistas da Orquestra de Câmara da Fundarte. Ela apresentou seu primeiro recital público com 8 anos de idade e, desde então, tem participado de intensa movimentação cultural no Estado.

LEIA TAMBÉM: AONDE IR: Eventos de rua são destaque na programação deste fim de semana pela região; confira

“Esse FeMusik vai valorizar a prata da casa. A abertura e o encerramento serão grandiosos”, destaca a coordenadora de música de câmara, a pianista Olinda Allessandrini.

Ela salienta que durante a semana grupos de câmara irão se apresentar, a maioria deles formados por músicos da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. “Fiquei muito feliz ao ver o entusiasmo dos nossos músicos, assumindo a posição de solistas em diálogos musicais com seus colegas”, declara.

Concerto durante a semana

Parte 1
James Barnes - Abertura Sinfônica
Edward Grieg - Concerto para Piano in A Menor (arranjo Mac Oliver)
Solista Mariaclara Welker
Otto M.Schwarz - Volta ao Mundo em 80 dias

Parte 2
Homenagem aos 30 anos da morte de Tom Jobim, com arranjos e participação especial de Mario Adnet: Chovendo na Roseira, Quebra Pedra, Modinha, Samba do Avião, Correnteza, Wave, Se Todos Fossem Iguais a Você e Garota de Ipanema

Atrações durante a semana

Müller salienta que a programação segue no decorrer da semana.

Na segunda (22) e na terça (23), às 20 horas, com recitais de grupos de câmara na Fundação Scheffel;

Na quarta-feira (24), às 20 horas, com o Encontro de Coros, na Igreja da Ascensão;

Na quinta (25) e na sexta (26), às 20 horas, com grupos de câmara na Fundação Scheffel;

No sábado (27), às 20 horas, tem concerto dos alunos do Núcleo de Orquestras Jovens no Teatro Paschoal Carlos Magno;

No domingo (28), às 18h, o encerramento com a execução da grande obra da 9ª Sinfonia de Beethoven, que também completa 200 anos de composição da obra.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas