A arte autoral de 50 expositores estampada em camisetas, adesivos, livros, quadros e outros artigos, pode ser conferida na Casa de Artes de Novo Hamburgo neste sábado (7) e também no domingo (8) durante a 2ª edição da Nóia Gráfica. A programação se estende até o início da noite.
LEIA TAMBÉM: Xamã e Matuê usam roupas produzidas por jovem empreendedor de Novo Hamburgo; conheça as peças
O projeto é apoiado pela Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). Os trabalhos são feitos principalmente através de serigrafia, xilogravura, stencil e impressões em geral. Segundo o Rômulo Garcia, que é o idealizador do evento, a ideia é tornar a arte mais acessível.
“É um evento sem cobrança para o expositor e para o visitante, por isso participamos do edital para captar recursos e também temos outros apoiadores. A Nóia Gráfica é uma feira com foco nas artes gráficas, gravuras, serigrafia, xilogravura, o que tu possa ter a matriz e fazer impressões, isso barateia a arte. Minha intenção principal é conectar artistas com o público e criar a cultura de comprar arte, de tornar o ofício de artista viável”, detalha Garcia.
Cerca de 60% das vagas para expositores são destinadas para artistas de Novo Hamburgo. Há também expositores de outras cidades como Rio Grande, Osório, Pinhal, de Londrina (PR) e temos o Felipe Risada que é o artista convidado. Ele é uma referência nacional e a ideia da feira é também criar esta conexão, ter esta troca e inspirar”, completa o proponente do projeto.
VEJA AINDA: Panorâmico da Fenac está em contagem regressiva para virar novo espaço de eventos de cervejaria
Entre os expositores está o coletivo Suco de Ralo com adesivos autorais a partir de desenhos impressos em telas de serigrafia. “Tudo é feito por nós. A impressão é em tamanho de folha A4 e recortamos manualmente. É nossa primeira vez na Nóia Gráfica, participamos muito do circuito de feiras na região metropolitana”, conta Gabriel Bubo, que representou o coletivo pela manhã ao lado de Lucas Haeser.
O evento conta também com oficinas, bate-papo e música.
Em paralelo às atividades na Casa das Artes ocorrem também oficinas na Sociedade Cruzeiro do Sul, no bairro Primavera. “Fizemos oficina de grafite para pessoas mais velhas e também oficina de muralismo para crianças de um projeto social”, comenta Garcia.
VEJA ESSA: ENTREVISTA: Fábio Porchat revela aventuras hilárias em shows pelo Estado
Confira a programação:
Sábado, 7 de setembro
-Oficina de desenho, com Felipe Xavier – 15h30
-Show com DJ Negro P – 17h
-Bate-papo com Felipe Risada – 18h
Domingo, 8 de setembro
-Abertura às 10h
-Oficina de xilogravura, com Tôni Rabello – 13h
-Oficina de colagem, com Ana Rebellatto – 14h30
-Oficina de ilustração em giz pastel, com Faheana Thönnigs – 16h
-Bate-papo com Lorena Toniolo – 17h30
-Show com Zilladxg – 18h30
LEIA TAMBÉM