abc+

CIÊNCIA DESDE CEDO

Feira estimula conhecimento científico em escola de Novo Hamburgo

Comunidade escolar conheceu os projetos realizados por estudantes e professores

Eduardo Amaral
Publicado em: 17/08/2024 às 20h:38 Última atualização: 17/08/2024 às 21h:37
Publicidade

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Presidente Affonso Pena, de Novo Hamburgo, participaram neste sábado (17) da IX Feira de Iniciação Científica (FIC).

A atividade, realizada na quadra esportiva da instituição de ensino, contou com a participação da banda de música do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Porto Alegre e foi a oportunidade para que professores e estudantes apresentassem trabalhos desenvolvidos durante o ano letivo.

LEIA TAMBÉM: Sem velório: Família Abravanel se pronuncia sobre último adeus a Silvio Santos

Dos 13 trabalhos, dois foram escolhidos para representar a EMEB Affonso Penna na FEMICTEC em setembro | abc+



Dos 13 trabalhos, dois foram escolhidos para representar a EMEB Affonso Penna na FEMICTEC em setembro

Foto: Divulgação

Foram expostos 13 trabalhos, sendo que dois foram escolhidos para representar a escola na Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (FEMICTEC), prevista para acontecer na Fenac entre os dias 12 e 14 de setembro. Os dois trabalhos selecionados são de estudantes do segundo e quinto ano, sendo que um deles reflete diretamente a questão das enchentes que atingiram o Estado.

Diretora da escola, Michelle Bremm, destacou a importância de incentivar novos pesquisadores científicos. “Enquanto Rede de Ensino e enquanto escola, acreditamos muito no poder da pesquisa. Ela é um dos fios condutores da escola.”

Michelle ainda lembrou como a atividade ajuda a aproximar toda comunidade escolar. “A Feira de Iniciação Científica em si é um momento de culminância dos projetos, onde os estudantes apresentam para suas famílias e toda a comunidade escolar os resultados de suas pesquisas”.

A variedade e temas e participação dos estudantes também foi outro ponto de destaque da Fic. “Tivemos projetos falando sobre o funcionamento do cérebro e como as emoções se desdobram a partir dele, sobre os créditos de carbono tão importantes para o meio ambiente, sobre por que a água subiu? Bem como sobre alimentação saudável, entre outros. Vale destacar o protagonismo dos estudantes e a dedicação dos professores orientando os projetos e contribuindo na organização de toda a feira”, completa.

Os trabalhos que irão representar a escola são “Por que a água subiu?”, produzido pelas turmas do 2°ano, e “Astro do dia”, que foi idealizado pela turma da FE5 B.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade