EDUCAÇÃO
Feevale premia os trabalhos que foram destaque no 15º Inovamundi
Entrega foi nesta quarta-feira; cinco melhores trabalhos da Feira de Iniciação Científica, do Salão de Extensão e do Seminário de Pós-Graduação receberam premiação
Última atualização: 07/03/2024 16:01
Os trabalhos que apresentaram melhor desempenho na última edição do Inovamundi, que ocorreu em novembro de 2023, foram reconhecidos nesta quarta-feira (6) pela Universidade Feevale.
Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, o Inovamundi é composto pela Feira de Iniciação Científica, o Salão de Extensão e o Seminário de Pós-Graduação, que, nesta edição, destacaram 30 trabalhos, dos quais cinco foram premiados: três da FIC, um do SE e um do SPG.
A Feira de Iniciação à Pesquisa também integra o evento, mas seus destaques foram anunciados ainda no ano passado, em evento na Escola de Aplicação Feevale.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, pontuou que o reconhecimento dos destaques é um momento de celebração da produção científica.
“Vocês estão sendo condecorados com um selo que representa que estão no caminho certo e que devem permanecer nele. Parabenizo os destaques, seus familiares e orientadores – pois se os alunos chegam aqui como destaque, é resultado não só do talento pessoal de cada um, mas também do cuidado e do acolhimento de seus professores”, declarou.
Micheli Filippi, premiada pelo trabalho apresentado no Seminário de Pós-Graduação, é egressa do mestrado em Virologia da Feevale e conta que já participou de seis edições do Inovamundi, tendo, inclusive, recebido destaque em várias delas.
Para a pesquisadora, o envolvimento nas atividades contribuiu significativamente para sua trajetória acadêmica. “É nítida a diferença de quando eu comecei na pesquisa e agora. Fui crescendo e adquirindo maturidade. Inclusive, recentemente, fui chamada para dar uma aula sobre escrita científica para o curso de Medicina”, recordou.
A entrega dos destaques do Inovamundi 2023 ainda contou com as presenças dos diretores de instituto Caren Mello Guimarães (Ciências da Saúde), João Mossmann (Ciências Criativas e Tecnológicas) e Luis Henrique Rauber (Ciências Humanas e Sociais).
Os acadêmicos contemplados com o 1º lugar na FIC e no SE poderão escolher entre dois prêmios: 60% de desconto em curso de pós-graduação stricto sensu ou 100% em curso de pós-graduação lato sensu da Universidade Feevale.
Já o vencedor do 1º lugar no SPG poderá participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em até dois anos após a premiação, sendo que a Feevale custeará a inscrição, três dias de hospedagem e as passagens aéreas.
Premiados na Feira de Iniciação Científica
- Área de Ciências Criativas e Tecnológicas
Jordana Magalhães dos Reis, com o trabalho Moda infantil e inclusão: design de roupas para crianças cegas, da Universidade Feevale. Orientação: Claudia Schemes
- Área de Ciências da Saúde
Carolina Weber Ferrareze e Maria Antônia da Silveira, com o trabalho Desenvolvimento e validação de metodologia para a determinação do pesticida glifosato e seu metabólito Ampa em urina de agricultores expostos, da Universidade Feevale. Orientação: Mariele Feiffer Charão e Rafael Linden
- Área de Ciências Humanas e Sociais
Yuri Daniel Hahn da Silva, com o trabalho A troca de correspondências de Paulo Hecker Filho com José Montenegro Cavalcante: um estudo sobre a recepção de “O Romance Segundo Doconzo” em Maceió, Alagoas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Orientação: Regina Kohlrausch
Premiados no Salão de Extensão
Vanessa Vingert, Haide Maria Hupffer e Danielle Paula Martins, com o trabalho Relato de experiência sobre abordagem do tema “acessibilidade no contexto de risco socioambiental” com alunos de engenharia, da Universidade Feevale. Orientação: Patrice Monteiro de Aquim
Premiados no Seminário de Pós-Graduação
Micheli Filippi, Meriane Demoliner, Juliana Schons Gularte, Vyctoria Malayhka de Abreu Góes Pereira, Mariana Soares da Silva e Alana Witt Hansen, com o trabalho Frequência de mutações genômicas em sequências de SARS-CoV-2 de casos de Covid-19 no Sul do Brasil das ondas de Gamma, Delta e Ômicron, da Universidade Feevale. Orientação: Fernando Spilki