Durante a abertura da Fimec 2024, na tarde desta terça-feira (12), a prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, anunciou as empresas que farão parte do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) da cidade.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
“Vamos fazer o que fazemos de melhor, inovar”, destacou a prefeita sobre o empreendimento. A expectativa, segundo ela, é que a abertura do espaço ocorra ainda no primeiro semestre de 2024.
O coordenador de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Raoni Teixeira, lembra que o edital foi aberto no final de 2023 pela Fenac, que fará a governança do espaço. “A Fenac lançou o edital com várias modalidades. Algumas empresas e instituições serão residentes, outras não. O próximo passo será formalizar a atuação com cada uma delas”, explica.
Teixeira ressalta que o CIT é um espaço colaborativo. “A iniciativa existe para que as empresas levem suas atividades de inovação para dentro do CIT. Queremos fomentar isso nas empresas e construir um ambiente de colaboração entre elas.”
Confira a lista abaixo:
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Instituições, start-ups e fundações:
- Unimed
- Killing
- Cigam
- Sicredi
- Sx Negócios
- Mave Tecnologia
- Otmz
- Sebrae
Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e entidades sem fins lucrativos:
- IENH
- ACI
- Feevale
- CDL
- Abrameq
- Fundação Liberato
- Eco-inov
Sicredi
Uma das residentes será a Sicredi Pioneira. O diretor executivo da cooperativa fala sobre a participação em mais esta iniciativa inovadora.
“Teremos um espaço de coworking para startups e ele terá a identidade visual da Sicredi. Vamos oferecer uma estrutura para que visitantes e startups possam usar, tudo gratuito. O motivo da cooperativa participar é porque ela toma decisões em propostas que tornem comunidades melhores e acreditamos que ideias inovadoras constroem um mundo melhor. Também tem a ver com a tradição da Pioneira de estar em iniciativas de inovação da região. Hoje Pioneira participa de mais de 20 hubs e eventos de inovação na região toda. “
O CIT
A construção do Centro de Inovação Tecnológica iniciou em 2018 e ficou pronta em 2020. Ao todo, foram investidos R$ 7,8 milhões, sendo R$ 7,05 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o restante dos cofres municipais, pois o Município não conseguiu terminar a obra antes de encerrar o contrato com o órgão internacional. A verba foi empenhada para a estrutura física, sem aquisição de mobiliário ou equipamentos.
A pandemia atrasou o processo de entrega e no primeiro semestre de 2023, o CIT passou por reformas devido a problemas estruturais detectados ainda em 2022.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags