NOVO HAMBURGO
Famílias e gestantes sofrem com calor e denunciam ar-condicionado quebrado em maternidade
Pacientes e acompanhantes tiveram uma manhã de muito desconforto no Hospital Municipal
Última atualização: 10/02/2024 15:01
O calorão de 36ºC deste sábado (10) virou uma agonia para gestantes internadas no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). Durante o início da manhã, o sistema de refrigeração parou de funcionar. Na ala da maternidade, sem janelas, quatro gestantes estão internadas. Além do desconforto, familiares relataram preocupação com entrada de insetos e bactérias.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Morador do bairro Liberdade, Richard Eduardo Massmann Schroder está acompanhando a esposa gravida de 36 semanas, Thalita de Oliveira Silva, 21, internada há dez dias na unidade devido a uma infecção nos rins. Esperando a primeira filha do casal, Sofia, o jovem conta que o calor na ala está insuportável. “Elas estão só se abando porque não liberaram para trazer ventilador de casa. Se para a gente o calor tá horrível, imagina para elas, [que estão] grávidas”, disse Schroder.
Ele conta, ainda, que a única fonte de ventilação é a porta do recinto, que não conta com janelas ou ventiladores. “Se tivesse pelo menos uma janela já daria para de amenizar esse calorão”, completa.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Jaqueline Gomes, 35, também já solicitou levar um ventilador para a irmã, Daniele Gomes (25), que está em observação. “Ela é muito bem atendida, não podemos reclamar, mas desde o início da manhã não tem ar-condicionado. Desde cedo estamos pigando suor. É gestante suada, acompanhante suada”, relata Jaqueline, que definiu a situação como “caótica”.
Conforme a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) a equipe de manutenção está de plantão durante todo feriadão e trabalhava pela manhã para resolver o problema. Os pacientes relatam que o ar-condicionado foi consertado por volta das 14h30.