abc+

RECONSTRUÇÃO

Famílias afetadas pela enchente recebem doações de móveis e eletrodomésticos em Novo Hamburgo

Banco de Alimentos da Região do Calçado realiza ação social para atender atingidos pela cheia

Publicado em: 05/11/2024 às 17h:42 Última atualização: 06/11/2024 às 09h:16
Publicidade

Cinco famílias do bairro Canudos, em Novo Hamburgo, afetadas pela enchente de maio receberam nesta terça-feira (5) móveis e eletrodomésticos para mobiliar suas casas. As doações foram feitas pelo Banco de Alimentos da Região do Calçado (Barc), com recursos da Rede de Bancos de Alimentos do Estado, que planeja beneficiar cerca de 20 mil famílias no Rio Grande do Sul. “São recursos oriundos do fundo social  Viva Glam, da multinacional MAC Cosméticos, em parceria de projeto junto à Rede de Bancos de Alimentos”, explica o presidente do Barc, Ademir Rodrigues.

LEIA TAMBÉM: Áreas de risco na região serão mapeadas para prevenção de desastres; saiba em quais cidades

Doações de móveis e eletrodomésticos ajudam na reconstrução de famílias afetadas pela enchente.  | abc+



Doações de móveis e eletrodomésticos ajudam na reconstrução de famílias afetadas pela enchente.

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

As famílias beneficiadas são atendidas por instituições sociais parceiras do Barc e foram escolhidas de acordo com o grau de necessidade. Segundo o presidente, o objetivo é oferecer apoio nesse momento de reconstrução.

“Estamos procurando auxiliar as famílias na reconstrução de suas casas. Fizemos visitas domiciliares para entender o que cada uma estava precisando, e isso tornou a compra dos itens mais certeira”, afirma.

Entre os beneficiados está a dona de casa Ana Flávia Silva, de 38 anos. Natural da Paraíba, ela e sua família viram no estado gaúcho uma oportunidade de crescimento, mas acabaram sofrendo os efeitos da cheia. “Tenho cinco filhos e a guarda de três sobrinhos, são nove crianças lá em casa. Essas doações vão nos ajudar a recomeçar”, conta.

FIQUE ATENTO: PREVISÃO DO TEMPO: Inmet publica novo alerta para tempestades no Sul do Brasil

Da Paraíba para o Rio Grande do Sul, Ana Flávia espera conseguir se reeguer com as novas doações.  | abc+



Da Paraíba para o Rio Grande do Sul, Ana Flávia espera conseguir se reeguer com as novas doações.

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

Roupeiros, móveis para a cozinha e um ventilador estão entre os itens recebidos pela dona de casa Renata Claudia Fillmann Sperandio, 39. Moradora de Canudos, ela viu a água atingir o telhado de sua casa. “Foi a primeira vez que perdi tudo desse jeito. Essa doação vai ajudar muito, especialmente os roupeiros, porque as roupas em casa ainda estão guardadas em sacos no chão”, relata.

Renata recebeu os aguardados roupeiros, que foram destruídos pela cheia. | abc+



Renata recebeu os aguardados roupeiros, que foram destruídos pela cheia.

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

Outras 15 famílias também devem receber doações do Barc, sendo cinco no bairro Canudos e 10 no Santo Afonso. “Infelizmente, tivemos que escolher as famílias mais necessitadas, mas gostaríamos de poder atender a todos”, reforça Rodrigues. Responsável por atender os municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Sapiranga, o Barc distribui mensalmente 12 toneladas de alimentos para 56 entidades assistenciais cadastradas.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade