INUSITADO
Falso bombeiro? Motorista de carro adesivado e com giroflex tem veículo apreendido em Novo Hamburgo
Para justificar adesivo semelhante ao do Corpo de Bombeiros, condutor citou homenagem ao avô; saiba mais
Última atualização: 17/10/2023 16:15
A Guarda Municipal (GM) apreendeu, no início da tarde deste sábado (22), em Novo Hamburgo, um veículo Volkswagen/Voyage rebaixado com adesivagem semelhante à do Corpo de Bombeiros. O carro ainda levava um giroflex na cor vermelha.
O veículo foi abordado quando estava na Avenida Sete de Setembro, no bairro Liberdade, próximo a um restaurante, por volta das 13h40.
De acordo com a GM, o condutor alegou que a plotagem foi feita para homenagear o avô e que ele levaria o veículo para participar de uma exposição de carros. O motorista foi encaminhado a uma delegacia e, depois, liberado. Já o automóvel foi recolhido. A pena prevista para falsificação de sinal público é de até seis anos de prisão. O caso será investigado.
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), o uso de sistema de iluminação vermelha é restrito a equipes de socorro e salvamento e às forças de segurança. Da mesma forma, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) veda a utilização de adesivos semelhantes aos de órgãos oficiais por civis. Ambas as infrações são consideradas graves, sujeitas a guincho e multa.
Em relação a carros rebaixados, o Contran não os proíbe, mas os proprietários precisam seguir normas, como altura mínima e inalteração dos eixos. O descumprimento dessas regras também é considerado grave, estando o proprietário sujeito a multa e ao recolhimento do veículo.