abc+

NEGÓCIOS

Fábrica Conceito da Fimec vai produzir calçados de segurança

De forma inédita, espaço na feira terá cinco linhas de produção simultâneas de sapatos. Serão produzidos cerca de 2,5 mil pares durante os três dias

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 07/03/2023 às 03h:00 Última atualização: 01/02/2024 às 17h:00
Publicidade

Pela primeira vez, a Fábrica Conceito apresenta na Fimec cinco linhas de trabalho. Os profissionais do setor coureiro-calçadista poderão conferir a produção simultânea de calçados infantis, masculinos, femininos e de segurança. A feira, realizada nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, tem início nesta terça-feira (7).

Público vai conferir produção de 2,5 mil pares



Público vai conferir produção de 2,5 mil pares

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Para tornar o projeto realidade, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), a Fenac e a Coelho Assessoria Empresarial contam com as parcerias de Calçados Pegada (com produção de um modelo masculino de tênis em Knit e couro), Arezzo Co. (com um modelo de scarpin em couro), Calçados Conforto (com um modelo de calçado de segurança em tecido e knit) e Senai Calçados (com produção de um modelo de calçado infantil para recém-nascidos e um tênis masculino em tecido e couro).

“Geralmente, atuamos com três linhas de produção. Este ano, temos junto da moda a área de segurança com a linha de calçados da Conforto. Este é um segmento muito forte e pujante no Brasil”, avalia o presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler.

A operação

O espaço ocupado pela fábrica tem 1.612 metros quadrados de área, com a participação de 60 empresas, entre fabricantes e fornecedores de matérias-primas, insumos, máquinas, equipamentos e soluções de tecnologia. Serão produzidos em torno de 2,5 mil pares de calçados durante os três dias da feira. Mais de 100 profissionais estão envolvidos ao longo da operação.

“A fábrica leva o conceito e muitas vezes é utilizado por outras empresas depois. Temos também o viés de responsabilidade social, com a contratações de pessoas desempregadas e a doação dos sapatos que são produzidos”, lembra Griebeler.

Fimec 2023- Fábrica Conceito



Fimec 2023- Fábrica Conceito

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Forros de calçados com grafeno

A Cofratec, empresa do Grupo Cofrag, de Sapiranga, aproveitará a Fábrica Conceito para apresentar uma de suas principais inovações deste primeiro trimestre do ano. Trata-se da Graphtech, uma malha que tem grafeno em sua composição. A novidade também estará nos modelos dos calçados de segurança, a grande novidade desta edição. A ideia é que o material seja utilizado nos calçados com a função de forro.

Entre as vantagens para o usuário dos calçados com este material no forro estão a resistência mecânica do material (que dá mais durabilidade ao calçado), a elasticidade (que deixa o calçado mais confortável), além de importantes funções antibacterianas e antivirais. O uso de grafeno nos sapatos traz ainda eficiência no transporte de umidade, resistência ao calor e proteção UV.

Uso de robô colaborativo

Uma das inovações da Fábrica Conceito é trazida pela Máquinas Erps, de Novo Hamburgo. Um robô trabalha no processo de montagem do calçado de segurança. O operador abastece a máquina de montar bico e o robô, interagindo com o operador, retira o sapato, abastece a máquina de rebater e libera o calçado para o processo seguinte.

O robô é um braço com dimensão de um ser humano, que tem como diferencial o fato de ser colaborativo, trabalhando junto com as pessoas envolvidas no processo. O projeto foi desenvolvido em parceria entre Erps e Senai.

Já na linha de produção dos alunos da Escola de Calçado Senai, a Erps estará com uma máquina de montar bicos que conta com um sistema de inteligência de montagem. O operador define a regulagem automática a partir de perguntas que o software da máquina formula sobre as características do modelo de calçado a ser produzido.

Fábrica Conceito da Fimec vai produzir calçados de segurança



Fábrica Conceito da Fimec vai produzir calçados de segurança

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade