VALE DO SINOS
EXPOCLASSIC 2023: Mais de mil veículos antigos estarão em exposição na Fenac em agosto; confira modelos
Evento de lançamento da mostra apresentou alguns carros que participarão da exposição em Novo Hamburgo; saiba mais
Última atualização: 17/10/2023 18:21
A 20ª edição da Expoclassic foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (9), no Locanda Hotel, em Novo Hamburgo. O evento ofereceu uma amostra dos carros e motocicletas antigas que estarão em exposição nos pavilhões da Fenac, no município, entre os dias 18 e 20 de agosto de 2023. Serão mil automóveis expostos neste que é considerado o maior evento de veículos antigos em área coberta do Brasil.
"Ano passado, tivemos 20 mil pessoas visitando a exposição. Neste ano, ampliamos os corredores para receber mais visitantes. Nossa expectativa é entre 20 e 23 mil pessoas", estima o presidente da Veteran Car Club Novo Hamburgo – responsável pela realização do evento –, Claudio Silva.
Ele antecipa os modelos raros que receberão os visitantes logo na entrada da feira. "Chamamos de madrinha ou espelho da feira. Neste ano, teremos dois Chevrolet Bel Air 57 conversíveis, modelo raro inclusive no país de origem dele, que é os Estados Unidos", conta Silva.
Além dos Chevrolet, terá uma ilha de Cadillac, e a comemoração dos 50 anos de lançamento da Brasília, do Dodge Polara e do Marvel. "Cada aprimoramento mostra o quanto o evento vem se consolidando durante esses 20 anos. Antes, a gente não conseguia trazer veículos de São Paulo, por exemplo. Hoje, isso já é possível, e a cada ano vamos aperfeiçoando e ampliando o evento", destaca Evandro Scholles, um dos organizadores da feira.
A exposição terá veículos de São Paulo e da Região Sul do Brasil, além de participantes da Argentina e do Uruguai. Estarão expostas, também, centenas de bicicletas, muitas das quais são raras.
Veículos à venda
Quem ainda não tem um veículo antigo poderá sair da Expoclassic rodando, pois haverá um setor destinado especialmente à comercialização de diversos modelos. No segundo pavimento, as atrações serão ônibus, caminhões e motos, bem como o mercado de "pulgas", especializado na venda de peças de reposição e de itens como bombas de combustíveis, quadros e artefatos decorativos de época.
Os ingressos custam R$ 20, sendo que parte dos recursos obtidos com bilheteria será revertida à Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme).
Na Fenac, haverá ainda praça de alimentação com opções de lanches e almoço, além de bebidas.
Amor especial por um Dkw 1961
O colecionador Luiz Henrique de Souza Brito levou o seu Dkw 1961 para o lançamento da Expoclassic. "Eu tenho uma história muito linda com esse carro. Comprei ele em 1983 e, desde lá, se passaram 40 anos. Não vendo e não troco de jeito nenhum", conta Brito.
"Eu fui criado com um desses, meu pai tinha, foi o carro que eu aprendi a dirigir e estava conservado e lindo, aí comprei. Com ele, já fui para Montevidéu, Buenos Aires, meus filhos se criaram com ele e agora meus netos", lembra.
Com a paixão por carros antigos, também veio um novo hobbie. "Eu sou representante comercial, mas nas minhas folgas eu arrumo meus carros. Aprendi a mecânica, chapeamento e pintura, e eu mesmo que mexo neles. Tenho uma oficina em casa", comenta o colecionador.