Há duas semanas, os alunos da faixa etária 3 da EMEI Peixinho Dourado, localizada no bairro Liberdade em Novo Hamburgo, embarcaram em uma descoberta sobre o universo das borboletas.
O interesse surgiu de forma espontânea entre as crianças, após observação das borboletas na escola. A professora e idealizadora do projeto Pesquisadores em Ação, Bianca da Rosa, relata que os alunos começaram a questionar sobre o estilo de vida e alimentação desses insetos. “O primeiro contato foi com uma borboleta no chão, e eles até pensaram que estivesse envenenada”, conta.
Os pequenos levaram suas experiências e observações para a sala de aula. “No outro dia viram uma borboleta branca voando e associaram à vida. Então surgiu a pesquisa para sanar as dúvidas, eles querem entender as cores, o que comem e onde vivem”, explica Bianca.
Realizado em pequenos grupos, o trabalho conta com conversas sobre as borboletas até a observação de casulos fornecidos pelas famílias, e exploração de outros elementos da natureza. “É incrível ver o interesse deles e o envolvimento das famílias”, afirma a diretora da escola, Maria José de Castilhos Venter.
**Toda sexta-feira, o Jornal NH divulga ações das escolas municipais de Novo Hamburgo. O conteúdo traz boas práticas implantadas nas instituições de ensino, com depoimentos de educadores e alunos.