PREVENÇÃO
Exército confirma início dos trabalhos no dique em Novo Hamburgo; saiba qual o prazo
Estrutura que protege bairros de Novo Hamburgo e São Leopoldo das cheias do Rio dos Sinos teve danos severos na enchente
Última atualização: 27/06/2024 19:35
O Instituto Militar de Engenharia (IME) de Rio de Janeiro, instituição vinculada ao Exército Brasileiro, e o Comando Militar do Sul confirmaram à prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, que irão iniciar os trabalhos no dique existente entre o bairro Santo Afonso e a Vila Brás, em São Leopoldo, que protege ambos os territórios de inundações em períodos de cheia do Rio do Sinos.
A previsão dos militares é de iniciar no mês de julho o levantamento topográfico da estrutura anti-enchente construída pelo governo federal na década de 1970. O levantamento deve ser realizado ao longo de toda a extensão da estrutura, que é de 21 quilômetros, sendo 2,5 quilômetros em Novo Hamburgo e o restante em São Leopoldo.
Os demais passos desse trabalho ainda não foram detalhados pelos militares, que estiveram nesta semana na sede da prefeitura.
A confirmação do início dos trabalhos acontece cerca de um mês após professores do curso de Engenharia de Fortificação e Construção do instituto militar terem vindo do Rio de Janeiro para avaliar a situação do dique, que rompeu parcialmente na enchente registrada entre o final de abril e o mês de maio.
O solapamento do dique aconteceu no lado de São Leopoldo, nos fundos da casa de bombas da Santo Afonso, e acabou acelerando a inundação em solo hamburguense.
No dia 16 de maio a prefeitura de São Leopoldo concluiu o reparo emergencial da estrutura.