PREVENÇÃO

Exército confirma início dos trabalhos no dique em Novo Hamburgo; saiba qual o prazo

Estrutura que protege bairros de Novo Hamburgo e São Leopoldo das cheias do Rio dos Sinos teve danos severos na enchente

Publicado em: 27/06/2024 18:14
Última atualização: 27/06/2024 19:35

O Instituto Militar de Engenharia (IME) de Rio de Janeiro, instituição vinculada ao Exército Brasileiro, e o Comando Militar do Sul confirmaram à prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, que irão iniciar os trabalhos no dique existente entre o bairro Santo Afonso e a Vila Brás, em São Leopoldo, que protege ambos os territórios de inundações em períodos de cheia do Rio do Sinos.


Imagem aérea do dique, na Vila Palmeira, bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, mostra local onde a estrutura foi extravasada Foto: PMNH

A previsão dos militares é de iniciar no mês de julho o levantamento topográfico da estrutura anti-enchente construída pelo governo federal na década de 1970. O levantamento deve ser realizado ao longo de toda a extensão da estrutura, que é de 21 quilômetros, sendo 2,5 quilômetros em Novo Hamburgo e o restante em São Leopoldo.

Os demais passos desse trabalho ainda não foram detalhados pelos militares, que estiveram nesta semana na sede da prefeitura.

A confirmação do início dos trabalhos acontece cerca de um mês após professores do curso de Engenharia de Fortificação e Construção do instituto militar terem vindo do Rio de Janeiro para avaliar a situação do dique, que rompeu parcialmente na enchente registrada entre o final de abril e o mês de maio.

O solapamento do dique aconteceu no lado de São Leopoldo, nos fundos da casa de bombas da Santo Afonso, e acabou acelerando a inundação em solo hamburguense.

No dia 16 de maio a prefeitura de São Leopoldo concluiu o reparo emergencial da estrutura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas