Na tarde desta sexta-feira (18), o Hospital Regina, de Novo Hamburgo, promoveu mais uma edição do evento Regina +Saúde, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção à Obesidade, comemorado em 11 de outubro. A iniciativa, que visa não apenas informar, mas também engajar a comunidade em práticas saudáveis, ocorreu das 15h30 às 17h, ao lado da Portaria Principal do hospital.
Os participantes tiveram acesso a diversas atividades, incluindo a distribuição de brindes, testes de glicose, orientações nutricionais e entrega de frutas e água. Além disso, médicos especialistas ofereceram esclarecimentos sobre o tratamento da obesidade e informações sobre a cirurgia bariátrica.
Conforme o cirurgião bariátrico Carlos Dillenburg, do Serviço de Atendimento ao Paciente Obeso e Metabólico (SAO) – parceiro do hosítal na ação -, a ação é feita todos os anos como forma de auxiliar a população e alertar sobre os perigos da doença da obesidade. “Trabalhamos com serviços de atendimento ao obeso metabólico, fazendo cirurgias bariátricas e atendimentos clínicos também. E a parceria com o Hospital Regina existe porque ele também está muito empenhado e dedicado nesta causa”, disse.
A assistente de marketing do Hospital Regina, Gabrielly Ribeiro, conta que a ação atendeu cerca de 70 pessoas. “A gente fez uma divulgação anteriormente. Então a comunidade que nos segue, já está acostumada com essa ação”, comenta. “Nós ofertamos à comunidade o hemoglicoteste, que é para ver o famoso açúcar no sangue. E o pessoal tem aceitado bastante. Tem aqueles que nos procuram, outros a gente aborda enquanto está passando”, acrescenta a técnica em enfermagem do Regina, Eduarda Bernardino.
Dicas para o dia a dia
Nutricionista do SAO, Maria Salete Seccon explica que cada pessoa tem seu estado de saúde, com níveis de glicose diferentes, hipertensão e pesos variados. Contudo, há indicações que são para todos. “O ideal é comer no mínimo duas ou três frutas por dia, uma porção vegetais, saladas, legumes, alimentação preparada e não comprada, de pacotes. Os alimentos que são industrializados têm sempre alguma coisa, mais gordura, mais sódio, mais conservantes, enfim. Todo alimento que é preparado, sempre é mais saudável. E isso é o que? Arroz, feijão, saladas, com temperos caseiros, comendo de três em três horas”, alerta.
Outro fator importante é a hidratação. “A água é importante também, ela lava a gente por dentro, literalmente, e traz muita saúde. Além da atividade física, que também é importante”, completa a educadora física Fernanda Jung.
LEIA TAMBÉM