abc+

NOVO HAMBURGO

Evento na Fenac sobre valorização da vida será aberto à comunidade nesta terça à noite

Iniciativa integra Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

Laura Rolim
Publicado em: 26/09/2023 às 07h:00 Última atualização: 17/10/2023 às 22h:28
Publicidade

Com o objetivo de conscientizar adolescentes sobre a prevenção ao suicídio, um grupo de voluntários está organizando um evento gratuito hoje e amanhã, na Fenac. Chamado “Tamu Junto Viva +”, a intenção é reunir escolas de Novo Hamburgo e região para palestras dedicadas à valorização da vida e atividades culturais. A ação marca o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Hatzenberger, Marmitt e Reis convidam para ação na Fenac | Jornal NH



Hatzenberger, Marmitt e Reis convidam para ação na Fenac

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

De acordo com os organizadores Dionísio Hatzenberger, Deivid Marmitt e Eduardo Reis, a ideia do evento surgiu através do envolvimento deles com adolescentes no dia a dia. “A gente consegue observar que o número de jovens com sintomas de ansiedade e depressão está cada vez mais recorrente. Os índices de suicídio, especialmente no Rio Grande do Sul, têm aumentado. Então, decidimos mostrar o quanto a vida deles é valiosa”, explica Hatzenberger.Serão dois dias de palestras com psicólogos, shows ao vivo, depoimentos de pessoas que superaram a ideia de suicídio e palestra de reflexão sobre o sentido da vida. O evento é dividido em três turnos de duas horas: das 8h30 às 10h30 com um grupo de escolas, das 14 horas às 16 horas com outras escolas, e das 19h30 às 21h30 aberto à comunidade. No entanto, somente hoje haverá programação à noite. Amanhã, as atividades são pela manhã e tarde.

Quatro mil jovens devem participar

A expectativa é receber 4 mil adolescentes de escolas de Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Presidente Lucena e Campo Bom. O objetivo, conforme explica Hatzenberger, é gerar conscientização nos alunos e nas escolas, já que questões socioemocionais devem ser trabalhadas em conjunto com a rede escolar.

“Existem muitos adolescentes que acabam desistindo da vida por estarem perdidos nos sentimentos. Muitos não sabem o que fazer da própria vida. Quantos vamos ver morrer até fazermos alguma coisa? Está muito perto de nós”, enfatiza Reis.

As escolas que quiserem participar da atividade devem se inscrever através do telefone: (51) 99541-7092. Na terça à noite, quando o evento é destinado à comunidade, também é necessário se inscrever pelo número. O acesso é pelo portão 11 (Rua Três de Outubro) e o estacionamento é gratuito. Para mais informações, os interessados devem acessar o perfil do Instagram: @tamujuntovm23.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade