COMUNIDADE

Estoques de sangue estão baixos em Novo Hamburgo; veja quem pode doar

Doações caem bruscamente no feriado de Carnaval, enquanto estoques de sangue tipo O negativo alcançam níveis críticos

Publicado em: 13/02/2024 18:25
Última atualização: 13/02/2024 21:12

À medida que o País se ocupa com os festejos carnavalescos, os estoques de sangue enfrentam uma queda drástica em Novo Hamburgo, já que a demanda permanece constante.


Doação de Sangue é um ato de solidariedade Foto: Neusa Jerusalém/SES

Jordana Alves, biomédica responsável pelo banco de sangue do Hospital Regina, expressa preocupação com a recente queda nas doações de sangue. "As doações reduziram próximo ao feriado de carnaval. Os estoques estão estáveis, porém os tipos O+ e O- estão em alerta", enfatiza.

Impacto da dengue nas doações

O cenário da dengue também tem contribuído para a escassez de doações. "Quem teve dengue, precisa aguardar quatro semanas para doar. Já a dengue hemorrágica, mesmo sem necessidade de transfusão, requer um período de espera de seis meses", explica Jordana.

A biomédica destaca a urgência de doadores com sangue tipo O negativo. "Estamos precisando muito de doadores O -", declara.

Quem pode doar?

As condições para doar sangue incluem, estar em ótimas condições de saúde, portar um documento de identificação original com foto, ter dormido no mínimo 6 horas e estar bem alimentado. "Bebida alcoólica impede a doação por 12 horas", ressalta Jordana.
Além disso, procedimentos cirúrgicos, vacinas e viagens têm impedimentos variados. "Procedimentos como endoscopia, colonoscopia e laparoscopia impedem a doação por 6 meses", acrescenta.
Tatuagens e piercings também possuem restrições, sendo necessário aguardar 12 meses após a realização. "É importante lembrar que piercings em cavidades oral e genital impedem a doação por 12 meses após a retirada", alerta.

Como agendar a doação?

As doações são agendadas e podem ser feitas de segunda a sábado, no interior do Hospital Regina. Os agendamentos podem ser feitos através dos telefones (51) 35815241 ou (51) 30355388, pelo WhatsApp (51) 99103-5666, ou pelo link, clicando aqui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas