SEM ÁGUA
Estância Velha e Portão terão abastecimento de água interrompido para conclusão de obra nesta quinta-feira
Corsan vai disponibilizar caminhões-pipa para abastecimentos emergenciais nas duas cidades; trânsito também será impactado pelas ações de melhorias
Última atualização: 17/10/2023 22:42
Moradores de Estância Velha e Portão devem ficar atentos quanto ao abastecimento de água da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Isso porque, nesta quinta-feira (28), a companhia fará a conclusão de duas obras: uma na Rua Portão, e a outra na Avenida Presidente Vargas, em Estância Velha.
O fornecimento de água será interrompido entre 8h30 e 17 horas, com normalização prevista para às 19 horas. A Corsan vai disponibilizar caminhões-pipa para abastecimentos emergenciais nas duas cidades.
Atendidas pelo mesmo sistema de abastecimento da Corsan, as obras devem resolver um problema antigo de oscilações no abastecimento e perdas de água tratada nos dois municípios. Além disso, vão garantir mais eficiência e estabilidade à distribuição de água tratada para 18 mil famílias, em Estância Velha, e 7,9 mil famílias em Portão.
Com investimento de R$ 3,5 milhões, a interligação do sistema será através da Rua Portão, em Estância Velha, após a instalação de uma nova rede adutora, que teve o trabalho iniciado em junho.
De acordo com a Corsan, a tubulação é fabricada com materiais mais resistentes, que vão evitar rompimentos e perda de pressão da água. Para execução da obra, foi utilizado o método não destrutivo (MND), com perfuração subterrânea, que agiliza o trabalho, evita grandes escavações e minimiza dificuldades de acesso ao local.
A outra melhoria será a instalação de um novo dispositivo de rede, na Avenida Presidente Vargas. Trata-se de uma válvula controladora de nível (VCN), que vai permitir mais estabilidade no sistema e garantir maior segurança à distribuição de água.
Para o prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, as obras trarão um grande ganho para os moradores. “Ter um serviço de abastecimento melhor e mais qualificado, com menos desperdício de água é essencial nos dias de hoje. Como toda grande obra, a situação mexeu com o trânsito da cidade, mas ainda teremos uma contrapartida com uma expressiva recomposição do asfalto das ruas onde ocorreram os trabalhos”, explica.
Impacto no trânsito
Nesta quarta-feira (27), a Corsan realizou uma nova abertura da rua para inspeção e preparação dos novos trabalhos (na esquina da Av. Presidente Vargas com Presidente Lucena e também com a Rua São Pedro). Na quinta-feira (28), conforme informa a assessoria da Prefeitura, esses locais poderão ter o trânsito bloqueado para que os trabalhos sejam realizados. Haverá sinalização no local.
Conforme a Corsan, tão logo o clima permita, a via receberá, em toda extensão da substituição de redes, uma nova pavimentação asfáltica, prevista para conclusão ainda em dezembro.
Liberação da via
Conforme a Corsan, está previsto para o dia 3 de outubro a liberação total do trânsito da esquina da Av. Presidente Vargas com a Rua São Pedro, em Estância Velha.
Investimento de 100 milhões por parte da Corsan
Em outubro, completa 100 dias de operação da Corsan com gestão da Aegea, e as obras fazem parte das entregas planejadas. Ao todo, serão 365 obras em 317 municípios atendidos pela Corsan.
São cerca de R$ 100 milhões em melhorias, como reparos emergenciais, instalação de abrigos, construção e cercamento de poços, reformas de reservatórios, novas redes de água e esgoto e manutenções das unidades operacionais. Todas elas com o objetivo de qualificar e fortalecer o abastecimento, com foco também na preservação ambiental e no desenvolvimento social.