Uma densa camada de espuma na Casa de Bombas do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, chama a atenção de moradores desde a tarde de quarta-feira (24). A espuma foi notada por volta das 16 horas, conforme relata Arlei Corrêa. “Já tinha acontecido antes, na época, um curtume lavou tanques de produtos químicos. Com o tempo a espuma sumiu.” Nesta quinta-feira (25), amostras foram coletadas para análise.
De acordo com a Diretoria de Proteção Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município, o material foi coletado para que seja feita a análise química. A Prefeitura diz que também está verificando a origem do produto, que pode ter vindo de Novo Hamburgo ou de São de Leopoldo, já que a Casa de Bombas recebe água de arroios das duas cidades.
Em nota, a Prefeitura diz que “uma primeira análise da espuma, como odor e densidade, indica que não se trata de produto químico pesado”. Porém, a confirmação do que se trata só virá nas próximas análises.
Os moradores se dizem preocupados com a situação. “Como vamos saber se não são produtos que influenciem na qualidade da água?”, questiona Corrêa.
Colaborou: Juliano Piasentin
LEIA TAMBÉM