abc+

LITERATURA

Escritor de Novo Hamburgo é finalista do maior prêmio de literatura do País

Autor concorre na categoria Romance de Entretenimento com trama sobre a Inquisição no Brasil e a perseguição às bruxas

Publicado em: 08/11/2024 às 17h:39 Última atualização: 08/11/2024 às 17h:41
Publicidade

O escritor hamburguense Daniel Gruber é finalista da 66ª edição do Prêmio Jabuti na categoria Romance de Entretenimento. A premiação é considerada a mais importante da indústria editorial brasileira. Os vencedores serão anunciados no dia 19 de novembro, em São Paulo. Cada uma das 22 categorias do prêmio possui cinco finalistas, abrangendo os eixos de Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação, além do aguardado prêmio de Livro do Ano.

LEIA TAMBÉM: SUL BELEZA: Confira as atividades da feira que traz novidades para barbeiros, manicures e outros profissionais

Obra de romance gótico aborda caça às bruxas no século XVII.  | abc+



Obra de romance gótico aborda caça às bruxas no século XVII.

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

A obra A Noite do Cordeiro, quarto livro de Gruber, é fruto de um longo trabalho de pesquisa e escrita. Misturando thriller, terror e romance gótico, a trama explora a presença da Santa Inquisição no Brasil e a perseguição às bruxas na Bahia do século XVII. “Esse livro foi meu projeto de doutorado em escrita criativa. Na época, li um texto sobre a presença da Inquisição no país e a perseguição de mulheres, o que me despertou grande interesse”, relata.

O livro é publicado pela editora O Grifo, fundada por Gruber. Quando foi anunciada a lista dos semifinalistas, com as 10 melhores obras, o autor já ficou emocionado. “O anúncio aumentou a procura pelo meu livro, mas eu nem esperava chegar aos finalistas. Já estava feliz entre os 10 melhores e agora estou muito satisfeito e ansioso pelo prêmio”, afirma.

A notícia da indicação ao Prêmio Jabuti chegou em um bom momento, pois o escritor precisava de um incentivo para continuar na carreira. “Eu tinha desistido de escrever, pois a jornada de escritor no Brasil é muito difícil. Estava cansado e queria focar mais no trabalho da editora. De certa forma, o reconhecimento reacendeu essa paixão”, reflete.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Foi na adolescência que Gruber descobriu o amor pela escrita, o que o levou, inclusive, a escolher o jornalismo, uma profissão com mais apelo à produção textual. Com 15 anos de trajetória como escritor, ele fundou em 2020 a sua própria editora, hoje mais focada no nicho de terror. “Já publicamos 32 livros, com cerca de seis lançamentos por ano”, comemora.

Outros quatro gaúchos na final

O Prêmio Jabuti conta com mais quatro gaúchos entre os finalistas. Na categoria Romance de Entretenimento, além de Gruber, concorrem o castilhense Tailor Diniz, com Os Canibais da Rua do Arvoredo (Citadel, 2023) e o porto-alegrense Samir Machado de Machado, com O Crime do Bom Nazista (Todavia, 2023). Na categoria Contos, um dos finalistas é o porto-alegrense Paulo Scott, com Crucial Dois Um (Cobogó, 2023). Já na categoria Escritor Estreante – Poesia, o santa-mariense Matheus Gonçalves concorre com As Fantasias da Carne (Urutau, 2023). A lista completa dos finalistas está disponível no site premiojabuti.com.br.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade