EDUCAÇÃO

Escolas são preparadas para o retorno das aulas em Novo Hamburgo

Contratação temporária de professores, reformas de escolas e reuniões com profissionais de educação são algumas das tarefas a serem feitas pelas próximas semanas

Publicado em: 15/01/2025 19:28
Última atualização: 15/01/2025 19:30

As aulas na rede municipal de ensino de Novo Hamburgo começam somente no dia 17 de fevereiro, mas a preparação dos ambientes escolares e a contratação de professores temporários começa muito antes dos primeiros alunos colocarem os pés nas escolas hamburguenses.

PERIGO EM TORRES: Pontos turísticos famosos têm alto risco de queda de rochas; alerta surge após tragédia com mortes

Até o dia 24 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) estará recebendo inscrições para o processo seletivo simplificado para a contratação de profissionais da educação. São 9 vagas temporárias com prazo determinado, destinadas a substituir docentes que estão em licença gestante ou adotante, tratamento de saúde, dentre outras situações. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no site oficial do município, na aba “processos seletivos”.


Articulações para a mudança no Centro Administrativo Foto: Divulgação

Os salários são de R$ 1.886,95 até R$ 3.773,92, conforme função e carga horária. O cadastro iniciou nesta quarta-feira (15). Além da contratação imediata, é realizado um cadastro reserva para diversas disciplinas e o resultado será divulgado no primeiro dia do ano letivo. Já para os selecionados no processo seletivo e equipes diretivas, haverá a recepção oficial em cada uma das escolas nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro.

“Queremos que os professores se sintam acolhidos, para que também possam acolher as crianças e os estudantes no dia 17 de fevereiro. Além disso, estamos reorganizando e reestruturando a equipe pedagógica da SMED para acompanhar ainda melhor o trabalho realizado na rede”, informa nota da secretaria.

LEIA TAMBÉM: Rayla Nascimento, a Índia, fecha contrato com o maior evento de MMA feminino

Obras em escolas

Além dos docentes, a estrutura das escolas também foram revistas e intervenções foram necessárias para que o ensino dos alunos comece da melhor forma possível. Segundo a SMED, as escolas do Bairro Canudos, que foram atingidas pela enchente de maio, já foram recuperadas durante o último ano, sendo elas as EMEIs Chapeuzinho Vermelho e Vila das Flores e a EMEB Presidente Tancredo Neves.

Na Santo Afonso, seguem em manutenção e com previsão de conclusão dos serviços até antes do início do ano letivo as EMEIs Olavo Bilac, Sabiá, Favo de Mel e a EMEB Arnaldo Grin. Já a EMEB Harry Roth ainda segue em obras, as quais devem ser finalizadas até a metade do ano. Demais escolas estão recebendo estudos de carga e manutenção elétrica, além da atualização do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI).

VEJA MAIS: Governo revoga mudanças no Pix após fake news e repercussão negativa

Transporte escolar

O transporte gratuito para estudantes da rede pública que residem na área urbana está mantido. Da mesma maneira que em 2024, tanto no início do ano letivo estadual, em 10 de fevereiro, quanto para o municipal, haverá a retomada do transporte para alunos que vivem em zona rural, informa a Secretaria.

CONFIRA: Prefeitura de Canoas anuncia reposição salarial para servidores

Escolas com novo endereço

Uma das escolas que gerou polêmica quando foi anunciada a sua transferência de endereço em Lomba Grande, a EMEB Professora Helena Canho Sampaio segue em funcionamento no mesmo local, após ser atingida pela enchente de maio na Vila Integração. Segundo a pasta, há um projeto aprovado para a execução de novas instalações na mesma localidade, cerca de 4 quilômetros de distância do endereço atual. No entanto, o projeto está ainda em fase de apresentação junto à Caixa Econômica Federal e ao Governo Federal.

E a EMEI Negrinho do Pastoreio, que está funcionando em um prédio alugado pelo município, foi contemplada no novo PAC e está na mesma situação da Professora Helena, de apresentação de projetos.

A Secretaria de Educação de Novo Hamburgo disponibiliza o contato (51) 3097-9400, ramal 9407, para esclarecimentos de dúvidas quanto ao início do ano letivo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas