EDUCAÇÃO

Escolas de Novo Hamburgo fazem ações pela paz neste dia 20 de abril

Mobilização acontece nesta quinta-feira (20) porque a data era mencionada em mensagens alarmistas e fake news que circularam nas últimas semanas

Publicado em: 20/04/2023 08:00
Última atualização: 04/03/2024 16:58

Um movimento pela paz em instituições de ensino vai mobilizar autoridades, educadores, funcionários, estudantes e familiares nesta quinta-feira (20). Até uma postagem, sem autor, circula pedindo que cada criança leve "uma flor, um bombom, um cartão, um abraço para ser distribuído entre professores, colegas, coordenação, direção, toda a equipe de limpeza".


Escola Municipal Adolfina Diefenthaeler, do bairro Vila Diehl, fará uma programação especial em seus dois turnos Foto: Susi Mello/GES-Especial

Instituições de ensino em Novo Hamburgo, da rede pública municipal e estadual, montaram uma programação especial para o dia, para disseminar o pertencimento da comunidade escolar nesses espaços. A mobilização acontece no dia 20 porque a data era mencionada em mensagens alarmistas e fake news que circularam nas últimas semanas.

"Queremos paz. Venha abraçar o Seno". Essa é a mensagem que o Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig - Ciep Canudos pretende passar nesta quinta-feira. A proposta é que mais de 1 mil alunos, dos dois turnos, participem do abraço coletivo em torno da escola, que terá a presença da guarda escolar e de autoridades do Município e da Coordenadoria da Educação.

A atividade ocorrerá em dois momentos: às 9 e às 15 horas. O diretor da escola, José Silon Ferreira, explica que tem feito muita ações na escola para disseminar a cultura da paz e do cuidado. "Houveram investimentos na escola, com ar condicionado, 36 câmeras, temos trabalhado ações contra o bullying, com foco no respeito e diversidade e a resposta é para dizer que a escola é um lugar de cuidado, que o melhor lugar é escola", frisa Ferreira.

A Escola Municipal Adolfina Diefenthaeler, do bairro Vila Diehl, também fará uma programação especial em seus dois turnos. "Vamos ressignifcar esse dia. Que seja um dia de leveza, de paz, de amor", acrescenta a diretora Andrea Zimmer, complementando que, diante das fake news, será naturalmente um dia tenso.

Nas atividades, os alunos serão recebidos com perna de pau, terá brinquedos infláveis na quadra, bolha de sabão, filmes sobre escola e debates e muitos cartazes que sugerem abraços, como os preparados na quarta-feira pela professora Geovana Goulart.

Contra a desinformação

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) recomenda que neste dia 20 de abril não haja alteração na rotina das escolas e que funcionários, professores e estudantes sigam mantendo as atividades normalmente. Também alerta para o combate à desinformação e atenção às mensagens compartilhadas nas redes sociais e aplicativos. A segurança segue reforçada.

Em São Leopoldo

Em São Leopoldo, a Guarda Civil Municipal (GCM) informou que, "embora não haja nada que indique nenhum ataque às escolas, haverá uma intensificação nas rondas escolares" nesta quinta-feira.

Além disso, muitas instituições farão, por conta própria, ações pedindo paz, com alunos e professores sendo convidados a vestirem branco, por exemplo. Na Escola Municipal Otília Rieth, além de usarem a cor, estudantes estão sendo convidados a levarem flores ou bombons. Os professores também abordarão a temática em sala de aula, de maneira mais leve.

No Colégio Luterano Concórdia, a direção destaca que o assunto também será tratado com leveza e afeto e, por isso, a proposta é que todos os alunos usem branco, simbolizando a paz. Música e rodas de conversa serão algumas das atividades que a instituição realizará internamente com seus estudantes nesta quinta-feira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas