METEOROLOGIA
RADAR METEOROLÓGICO: Entenda como vai funcionar e o que vai mudar com a instalação do equipamento em Montenegro
Previsão de início de operação do radar é para agosto deste ano
Última atualização: 25/04/2024 20:21
Um passo importante em direção à prevenção de desastres naturais está sendo dado no Rio Grande do Sul. Com a assinatura do contrato entre o governo estadual e a empresa Climatempo, em novembro de 2023, foi oficializada a instalação de um radar meteorológico no Morro São João, em Montenegro.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O radar, com previsão de início de operação para agosto de 2024, tem um alcance de 150 quilômetros a partir de sua localização. Além da região metropolitana de Porto Alegre, ele abrangerá os vales (Caí, Taquari, Pardo, Sinos), o litoral norte, e partes da Costa Doce e da Serra, beneficiando uma ampla área do Estado.
Clovis Eduardo Pereira, Coordenador da Defesa Civil em Montenegro, destaca a importância da assinatura do contrato com a Climatempo para a instalação e operação do radar meteorológico. Ele explica que a escolha da cidade foi estratégica, devido ao posicionamento favorável e à estrutura já existente no Morro São João.
Pereira enfatiza que o equipamento trará maior precisão meteorológica, permitindo uma compilação mais detalhada de dados. Ele salienta também que o impacto prático dessa medida se traduzirá em maior agilidade e certeza nas previsões, contribuindo para uma significativa melhoria na capacidade de alerta da Sala de Situação da Defesa Civil.
Além do radar de Montenegro, existem outros dois da Força Aérea, localizados em Santiago e Canguçu. Na entrevista exclusiva com o secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Luciano Chaves Boeira, entenda como funcionará o equipamento: