Na terça-feira, choveu em partes do dia. Logo, abriu o sol e a temperatura subiu. Ontem, mais um dia quente. Em meio a um aumento de casos de dengue, a previsão do tempo reforça o alerta em relação à proliferação do Aedes aegypti.
“O mosquito se prolifera mais nos dias quentes e as chuvas acumulam locais onde ele pode depositar seus ovos. Então, essa combinação é ótima para o mosquito”, explica a bióloga Marina Dalzochio, do projeto de Prevenção e Combate à Dengue da Universidade Feevale.
Em uma sequência de dias quentes como a atual, o ciclo da postura dos ovos até o nascimento do mosquito pode ser concluído em três dias. “As larvas são muito mais fáceis de matar do que o mosquito, uma vez que você vira a água com larvas na terra, elas morrem”, diz Marina.
Receba o agente
Diariamente, as equipes realizam cerca de 250 visitas nos bairros de Novo Hamburgo. Por dia, são encontradas de 15 a 20 amostras de mosquito.
O maior empecilho das equipes tem sido as casas fechadas ou abandonadas e as recusas de pessoas que não permitem que os profissionais entrem. Algumas argumentam que mantêm o cuidado em relação a focos de água parada. Ainda assim, a bióloga ressalta que é importante a vistoria feita pelos agentes, que são treinados para verificar os lugares mais inusitados.
“A gente conhece bem os hábitos do mosquito. Então, é importante esse olhar treinado, ao menos uma visita que o morador acompanhe. Nossa visita nunca é para multar, sempre para conscientizar.”
Previsão do tempo
Após o calorão da tarde de ontem, quando os termômetros registraram picos acima de 35ºC, a temperatura começa a cair a partir de hoje. A madrugada ainda será abafada no Vale dos Sinos e Grande Porto Alegre, com temperatura de 21ºC. Os termômetros devem atingir 27ºC até a chegada da chuva, que pode ocorrer ainda no fim da manhã, mas com mais força durante a tarde.
A frente fria que causou estragos nas regiões Sul e Oeste do estado deve chegar hoje ao restante do território gaúcho. A massa de ar se espalha com menos força no restante do estado, mas não se descarta o risco de tempestades isoladas
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags