Com o aumento do volume de resíduos característico das festas de final de ano e as faxinas realizadas em muitas residências, a coleta de lixo em Novo Hamburgo tem despertado questionamentos de moradores, especialmente em bairros onde há relatos de acúmulo de lixo.
Nesta quinta-feira (26), moradores do bairro Operário, por exemplo, relatam lixeiras lotadas e sacolas acumuladas nas calçadas. Há registros destas situações nas ruas Mem de Sá e Visconde de Macaé. Quem circula pela Estrada Presidente Lucena, entre os bairros Boa Saúde e Petrópolis, também identifica inúmeras lixeiras abarrotadas de lixo.
LEIA TAMBÉM: Criança de 4 anos morre afogado minutos antes do Natal
Esse acúmulo temporário pode ser agravado pela ação de animais que espalham os resíduos, causando transtornos e deixando a cidade suja.
Como funciona
A Prefeitura esclarece que o serviço segue um cronograma fixo, mesmo com os feriados. De acordo com a administração, a coleta de lixo ocorre em dias alternados, dependendo do bairro: às segundas, quartas e sextas-feiras, ou às terças, quintas e sábados. Em algumas áreas específicas, o serviço é realizado diariamente.
Quando um feriado impede a coleta, como ocorreu no dia 25 de dezembro (Natal) e ocorrerá no dia 1º de janeiro (Ano-Novo), os bairros que seriam atendidos nesses dias só terão coleta no próximo dia útil de recolhimento no cronograma local. Ou seja, os bairros que ficaram sem coleta na quarta-feira (25), por conta do Natal, só voltam a receber o recolhimento de lixo na sexta-feira (27).
Essa sistemática, segundo a Prefeitura, não é novidade e já é aplicada há anos. Com isso, os moradores dos bairros afetados pelos feriados, como Guarani, Petrópolis, Boa Saúde, Vila Nova e Operário, terão o serviço de coleta normalizado apenas nesta sexta.
Outra orientação é para que a população acompanhe o calendário de recolhimento de lixo disponível no site da prefeitura para evitar ser pega de surpresa e também para que possa depositar o lixo em frente a sua casa ou nas lixeiras somente nos dias em que a coleta está programada.
LEIA TAMBÉM