Candidatos a provas da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 chegaram cedo no Colégio Estadual 25 de Julho, em Novo Hamburgo, neste domingo (5). No primeiro dia, os estudantes responderão as questões de linguagens e códigos, ciências humanas e farão a redação.
Na escola, voluntários do grupo social Universitários, em parceria com a Força Jovem, estimulavam os candidatos com cartazes e os presenteavam com um kit com caneta, chocolate e marcador de página.
“Fazemos a ação todos os anos. Somos um projeto onde falamos sobre vida profissional e acadêmica. Hoje, viemos incentivar estes estudantes”, conta a coordenadora do grupo, Carla Machado Pies.
Entre os cursos escolhidos pelos jovens estão os relacionados a área da saúde. Leonardo Garcia, 18 anos, vai fazer a prova pela primeira vez e pretende cursar Nutrição. “Fiz revisões com professores na escola e também na Internet. Agora é momento de focar. O que tinha que absorver de conteúdo, já absorvi”, afirma Leonardo, que levou para o local de prova água e biscoito.
Já a Mayara Silva Duarte, 19, quer cursar Medicina. “Queria ter estudado mais, mas como trabalho e faço Técnico em Enfermagem ficou mais difícil ter tempo” comenta a jovem.
No segundo dia de prova, no dia 12 de novembro, os estudantes farão as questões de ciências da natureza e de matemática.
Nos dois dias, a abertura dos portões é ao meio-dia e o fechamento, às 13 horas, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de encerramento é diferente: hoje as provas terminam às 19 horas e no dia 12 de novembro, às 18h30.
Para fazer o exame, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Outro item obrigatório de levar é caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Enem
O Enem é a principal forma de ingresso no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As notas também podem ser utilizadas para a obtenção de bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e de participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep. Além disso, algumas instituições de ensino privado utilizam a nota para ingresso direto ou concessão de bolsas.
LEIA TAMBÉM