Após os transtornos causados pela nova cheia do Rio dos Sinos, Novo Hamburgo decretou situação de emergência. A declaração foi publicada no fim da tarde desta quarta-feira (22) em edição extra do Diário Oficial do Município.
FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
O documento ressalta que a inundação que atinge a cidade após as fortes chuvas ocorridas entre sábado (18) e segunda-feira (20), afeta as comunidades ribeirinhas e causa “perdas humanas, materiais e ambientais, ocasionando prejuízos públicos e privados”.
Com o decreto, outros órgãos ficam à disposição da Defesa Civil, para trabalharem na reconstrução da cidade. A convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação também ficam previamente autorizadas.
Cenário na cidade
Conforme a última atualização da Prefeitura, na noite desta quarta-feira, 144 moradores estão desabrigados. Todos foram alojados no ginásio do CIEP Canudos (Instituto Estadual Seno Ludwig).
As áreas de cheia no Município estão localizadas em partes dos bairros Canudos, Santo Afonso e Lomba Grande.
No início desta noite, o nível do Rio dos Sinos estava em 7,25 metros, quase 20 centímetros a menos do que o registrado no início desta manhã, quando a medição marcou 7,42 metros. Mesmo com a água baixando, a situação ainda é de alerta. Em Novo Hamburgo, o nível do Sinos é considerado dentro da normalidade quando está em até 6 metros.
LEIA TAMBÉM