Com alagamento avançando em algumas ruas de Novo Hamburgo na manhã deste domingo (16), moradores do bairro Canudos relatam que entraram em queda de braço com a Guarda Municipal para evitar que a água entrasse em casas e comércios.
O morador da Rua Bruno Werner Storck, João Batista Neves, conta que a comunidade local fechou a via próximo à Avenida dos Municípios, mas que os agentes foram para lá e desobstruíram o trecho para o tráfego.
“Nós fizemos um fechamento da via, pois, simplesmente os carros não respeitam. Eles vêm e passam por aqui, eles acham que é pista de corrida. Eles passam com velocidade e acabam jogando água nas nossas residências”, desabafa.
De acordo com Neves, a Guarda Municipal teria chamado reforços para manter a rua livre nesta manhã. “Eles alegam que não tem necessidade, mas é nossas casas que estão enchendo de água”, exclama. Após o conflito, o morador diz que o local foi isolado. “Só depois de discussão eles chamaram seu superior para resolver”, conta.
Defesa Civil foi ao local
Por volta das 10 horas, antes dos moradores fecharem a via, a Defesa Civil da cidade foi ao local. Segundo Neves, “para eles [Defesa Civil] não era necessário bloquear. Como o órgão não tinha alertado a Guarda que seria necessário bloquear a via, a Guarda veio para desmanchar tudo”.
Conforme a inspetora da Guarda Municipal, Clau Zonatto, foi feita uma avaliação após o conflito e decidido que o isolamento permanecerá. “Enquanto estiver água na via, vai ser mantido o fechamento da rua. Provavelmente, continuará fechada a via na segunda-feira”, afirma ela.
Medo de nova enchente
Os moradores da rua foram afetados pela enchente do último mês e o medo de uma nova inundação apavora. Celita Dickel, 61, mora no trecho da via que foi bloqueada e está atenta a situação.
“Isso não é vida. A gente só mora aqui porque não tem condições de morar em outro lugar. Dá última vez eu perdi tudo e estou até agora dormindo em um colchão no chão”, relata.
Do outro lado da Avenida dos Municípios, a água também já chegou e os moradores começaram a organizar seus pertences para sair do local.
O que diz a prefeitura
Questionada, a prefeitura enviou uma nota para a reportagem, na qual alega que o “bloqueio referido tinha sido feito por moradores” e que a Guarda Municipal estava “providenciando um bloqueio com cavaletes e fita zebrada para impedir o trânsito de veículos no trecho com água na via”.
Situação do Rio dos Sinos em Novo Hamburgo
No final da manhã, o chefe operacional da Defesa Civil, Arci Fetter Júnior, afirmou que o órgão segue monitorando e acompanhando o Rio dos Sinos. De acordo com ele, o rio “tem elevado 1 centímetro por hora nas 6 horas mais recentes”.
LEIA TAMBÉM
As áreas monitoradas ficam no Loteamento Integração (Lomba Grande), Canudos (Getúlio Vargas), Santo Afonso (Vila Kroef e Marrocos).
O nível do rio já subiu 20 centímetros entre a tarde de sábado e a manhã de domingo. Ontem, à tarde, o volume era de 6,35 metros e, por volta das 11 horas de hoje, já atingia 6,55 metros.