abc+

TRANSTORNOS

ENCHENTE: Além da cheia do Rio dos Sinos, moradores de Novo Hamburgo enfrentam falta de energia elétrica

Nível da água já baixou dez centímetros desde o início da manhã desta terça-feira

ico_abcmais_azul
Publicado em: 21/11/2023 às 17h:36 Última atualização: 21/11/2023 às 17h:59
Publicidade

A falta de energia elétrica é mais um obstáculo enfrentado pelos moradores do bairro Canudos, em Novo Hamburgo, que desde o último final de semana sofrem com a enchente na parte baixa do bairro.

FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP



A energia elétrica foi cortada por volta das 11 horas de segunda-feira (20) na região das ruas Roosevelt, Orozimbo Corrêa Mendes, San Martin, Sílvio Gilberto Christmann e Ícaro. Alguns quarteirões à frente, na região das ruas Alcântara e Bruno Werner Storck, também há relatos de falta de luz.

Maicon Peretti, 33 anos, sócio de uma empresa de laticínios do bairro, conta que mantém os produtos refrigerados com a ajuda de um transformador. “Ele está funcionando direto para manter os alimentos perecíveis na temperatura certa, mas acaba nos custando muito. Já foram mais de 50 litros de gasolina para manter o equipamento funcionando”, relata.

O custo do gerador, segundo ele, acaba impactando na sua margem de lucro que já não é grande. “A água já baixou muito de ontem para hoje e creio que já poderia religar a rede dessa região”, opina. 

A Rio Grande Energia (RGE) enviou uma nota sobre o assunto no fim da tarde desta terça-feira (21). Confira: 

“A RGE informa que os desligamentos de energia elétrica nestas localidades se devem aos alagamentos. A energia só poderá ser religada quando a água baixar a níveis seguros e mediante avaliação ou reparo da rede elétrica. A RGE está monitorando permanentemente o nível das águas e tão logo haja condições de segurança o fornecimento de energia será restabelecido.”

Nível do Rio dos Sinos segue baixando

A Defesa Civil informa que o nível do Rio dos Sinos segue baixando. A última medição, realizada às 17 horas, indica que o rio está em 7,64m. Na medição das 7 horas, esse índice era de 7,74m. Às 13 horas, estava em 7,69m.

Com a estabilização do nível da água, não foram mais registradas remoções de famílias de suas casas. De acordo com último boletim da prefeitura, 145 pessoas seguiam nos abrigos estruturados no ginásio do CIEP Canudos (Instituto Estadual Seno Ludwig) e no Bom Pastor, no bairro Guarani.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade