Um projeto que começou em sala de aula na Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, ganhou destaque nacional nesta semana. Isso porque o empreendedor Jorge Matheus, de 22 anos, participou do programa Shark Tank Brasil.
O jovem apresentou a Painter Robot no episódio desta segunda-feira (13) da oitava temporada do maior reality show de empreendedorismo do País. Com a ideia inovadora, ele recebeu uma proposta de investimento de R$ 1 milhão do shark João Appolinario, fundador da Polishop, que ficará com 33% da empresa. (Veja o vídeo abaixo).
O empreendedor criou um robô capaz de pintar ou lavar a área externa de prédios de forma automatizada, que pode aumentar a velocidade de pintura em quatro vezes. “Nós somos os únicos no Brasil a desenvolver e comercializar essa tecnologia.”
A jornada de Jorge Matheus iniciou ainda na escola. Junto com um colega, ele criou o era o projeto de conclusão de curso que deu origem a Painter Robot em 2019. No mesmo ano, participou da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). “Nós ficamos em segundo lugar”, lembra.
Em 2020, ele se formou e decidiu transformar o protótipo criado na Liberato em uma startup, que atualmente está incubado na Método Dutra, em Novo Hamburgo. “Sempre soube que queria empreender, algo que aprendi com meus pais, que desde cedo atuaram como empreendedores.”
Sonho de participar do Shark Tank Brasil
Essa não foi a primeira vez que Jorge tentou levar sua ideia para o programa Shark tank Brasil. “Nós já havíamos feito a inscrição ano passado para o Shark Tank, para a sétima temporada, mas não fomos selecionados”, conta.
Mesmo com a negativa, ele não desistiu. “Esse ano, nós fizemos novamente a inscrição para o programa e, a partir disso, nós apresentamos todo o nosso pitch.”
Veja o vídeo
Tecnologia para reduzir acidentes de trabalho
Um dos objetivos da empresa, conforme o criador, é evitar acidentes de trabalho relacionados a quedas de profissionais da construção civil.
“No Brasil, em 2020, foram registrados 16.260 casos de lesões graves relacionadas a quedas em altura, sendo que 854 desses casos resultaram em morte, representando uma média de 2,34 mortes por dia. Com a tecnologia de pintura com máquinas airless da Painter Robot Robot, é possível aumentar a segurança e eficiência no trabalho em altura, reduzindo assim os riscos de acidentes e mortes”, destaca.
LEIA TAMBÉM