QUASE TUDO PRONTO
ELEIÇÕES: Urnas eletrônicas passam por mais uma inspeção antes do domingo de votação
Equipamentos estão prontos para a distribuição na véspera da votação
Última atualização: 03/10/2024 09:06
O Cartório Eleitoral de Novo Hamburgo se prepara para receber os mais de 179 mil eleitores aptos a votar na cidade. Na quarta-feira (2), os servidores da Justiça Eleitoral finalizaram mais uma etapa de checagem do calendário eleitoral: a inspeção das 601 urnas que serão utilizadas no pleito.
São testes de funcionamento de todas as teclas da urna e do terminal do mesário, testes de áudio, vídeo e da impressora. "A urna é retirada da caixa onde estava lacrada desde o dia da inserção de mídias, no final de outubro, ligada e são chegados os softwares do TSE, além de itens como data, hora e número de correspondência. Encerrada a preparação, os equipamentos são lacrados novamente por selos produzidos pela Casa da Moeda", explica Lidiane Guerra, servidora da 172ª Zona Eleitoral.
LEIA TAMBÉM: ELEIÇÕES: Veja propostas dos candidatos à Prefeitura de Novo Hamburgo para cinco temas
Os testes conferem se os equipamentos estão aptos para o pleito e replicam o processo ao qual as urnas serão submetidas na votação. O procedimento foi feito em todos os equipamentos das duas zonas eleitorais da cidade: 76ª e 172ª. Nenhum problema foi detectado.
Prontas, as urnas estão na espera de serem transportadas para os locais de votação, o que ocorre no sábado (5), véspera do 1º turno. "Com a finalização da inspeção, os equipamentos são programados para só funcionarem durante o dia e horário do pleito", completa Lidiane.
Ao todo, a cidade contará com 551 seções em 55 locais de votação, distribuídos em duas zonas eleitorais: 76ª, com 87.987 eleitores, 277 seções, 25 locais de votação e 303 urnas (incluindo as de contingência), e a 172ª, com 91.319 eleitores, 274 seções, 30 locais de votação e 298 urnas (incluindo as de contingência).
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Como são as urnas
Criadas em 1996, as urnas eletrônicas passaram por diversas atualizações. Neste ano, Novo Hamburgo contará com o modelo UE2020, que o eleitor já encontrou nas cabines de votação em 2022. Estas urnas têm visual ligeiramente diferente das anteriores. O teclado fica abaixo da tela, e não mais ao lado, e conta com um processador mais rápido. Outro diferencial é a melhoria da acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva. Os novos modelos seguem sem qualquer conexão via Internet ou bluetooth, evitando qualquer tipo de invasão por hackers. O cadastro biométrico não será cobrado na votação.