A corrida pela sucessão à Prefeitura de Novo Hamburgo em 2024 já começou. Nesta sexta-feira (6) inicia a contagem regressiva de exatamente um ano para o próximo pleito.
O momento ainda é de disputa interna e de negociações nas siglas para emplacar nomes. As convenções partidárias, que formalizam os candidatos, só ocorrem na metade do ano que vem, normalmente entre junho e julho. As datas exatas ainda não foram definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em Novo Hamburgo, as articulações já apontam um grupo de pré-candidatos a serem considerados pelo eleitorado.
Em um cenário em que a prefeita reeleita Fatima Daudt (MDB) está fora das urnas, a disputa, ao que parece, se desenha repleta de nomes que ainda precisam se consolidar no cenário eleitoral e político municipal.
A lista é longa e conta com mais de uma dezena de possíveis concorrentes, conforme a reportagem apurou com atores ligados a diferentes núcleos de poder da cidade – entre eles parlamentares, secretários locais e até mesmo estreantes no pleito, como advogados e empresários.
MDB na espera por Giovani
Secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, ex-prefeito de Campo Bom e atual suplente de deputado federal, Giovani Feltes é apontado como unanimidade nos bastidores do MDB para disputar a Prefeitura de Novo Hamburgo no ano que vem, só falta ele aceitar.
Em entrevista ao programa Ponto e Contraponto da Rádio ABC 103.3 FM, em maio deste ano, Feltes disse que avaliava concorrer a prefeito do Município. “Estamos esperando a resposta do Giovani, que acredito que ocorra logo, pois o prazo que ele pediu foi logo após finalizar a Expointer”, presidente do diretório hamburguense, Deiwid do Amaral.
Correndo por fora na disputa interna, a ex-prefeita de Dois Irmãos Tânia Terezinha da Silva é apontada como um nome forte na legenda para encabeçar a chapa, caso Feltes decline do convite.
PT aposta em nome conhecido
Fora do cenário político desde 2016, quando não tentou a reeleição como vereador do PT, Cláudio Renato de Azevedo Filho, o Fufa Azevedo, foi lançado como pré-candidato da legenda no final de agosto.
PCdoB fechado com Fufa
O Partido Comunista do Brasil integra a Federação “Brasil da Esperança”, que ainda é composta por PT e PV, não cogita lançar candidatura à Prefeitura, pois está fechado com Fufa. O foco é a Câmara e pleitear espaço na chapa majoritária.
PP quer ser protagonista
O vereador Gustavo Finck deve representar o PP nas eleições municipais em 2024. Conforme o parlamentar, que foi candidato a vice-prefeito em 2016 pela Rede Sustentabilidade, a sigla buscará alianças com partidos “que estão dispostos a fazer uma frente de oposição de direita”.
Nesta linha, Finck – que é presidente do PP em Novo Hamburgo – não descarta a possível aliança do frentão que seria composto por Republicanos, PSD e PL. “Acredito que esses partidos também entendem a necessidade de mudanças no Município, por isso temos essa aproximação”, avalia. Finck também seria uma opção como vice em uma chapa com o deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos).
Republicanos com Zucco novamente
Encabeçando as tratativas no frentão de centro-direita desde abril, o deputado estadual Delegado Zucco, que preside a sigla conservadora no município, afirma ter recebido convites para concorrer novamente – ele ficou em segundo lugar na disputa pelo Executivo em 2020. Só que, até agora, Zucco não admite a pré-candidatura.
“Quem não gostaria de ser prefeito da cidade do seu coração?”, questiona Zucco. No último pleito municipal, o republicano conquistou 26.095 votos no Município, o equivalente a 22,98%. De acordo com o deputado, uma chapa Republicanos/PP não é descartada.
PL assegura candidatura
Partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e dono da maior bancada da Câmara dos Deputados, o PL não crava um nome para pleitear a cadeira de Fatima, mas, segundo a presidente local, Renata Cabrera, a sigla terá postulante próprio no embate do ano que vem.
Atualmente, três pessoas são cogitadas: um pastor evangélico, um advogado e outro que deve se encontrar com os representantes do partido nos próximos dias. “Com o terceiro nome teremos uma reunião a partir do dia 8 para uma posição. A disputa interna será inevitável e não descartamos uma chapa pura bolsonarista.”
LEIA TAMBÉM
PSB fora da base busca projeção
Socialistas fora da base do governo de Fatima desde julho de 2022 dizem que podem lançar candidato a prefeito, mas não fecham portas a alianças.
Novo com foco na Câmara
A ênfase do Partido Novo hamburguense está voltada para a Câmara de Vereadores. O objetivo é eleger o maior número possível de vereadores, com a meta mínima de garantir a presença de ao menos um representante na Câmara.
Cidadania em fase de reestruturação
Após a filiação do vice-prefeito Márcio Lüders, a legenda trabalha para se estruturar e conseguir alcançar uma cadeira na Câmara de Vereadores. “Teremos uma forte nominata para o legislativo, com possibilidade de trazermos algum vereador já com mandato na janela de 2024. Estamos trabalhando muito forte nos bastidores”, adiantou Lüders.
Gaúcho da Geral é o nome do PSD
Deputado estadual Gaúcho da Geral pode ser a aposta do partido numa eventual candidatura ao Executivo em 2024. “É um deputado estadual com ótimos trabalhos, que é da nossa cidade, nada mais natural que o nome dele seja ventilado para ser candidato a prefeito de Novo Hamburgo”, disse o secretário- geral da sigla Elcio Müller.
PDT vai se reorganizar para coligar
O partido que já foi o maior do Município em número de filiados, tendo inclusive comandado a Prefeitura com José Airton dos Santos e Antônio Lucas, vive momentos de incertezas. Informações preliminares indicam que nos próximos dias uma comissão provisória será instaurada para “organizar a casa”.
A perspectiva é de que em breve seja montado um novo diretório do PDT hamburguense, dando rumo para as questões políticas na cidade. Entretanto, a tendência é apostar em uma aliança para 2024.
PSDB em intervenção
Apesar das turbulências enfrentadas com a dissolução do diretório municipal no início de agosto, convicta, a sigla garante que anunciará em breve seu pré-candidato ao Executivo, mas não fecha portas a alianças.
“O PSDB de Novo Hamburgo, assim como o partido estadual e o PSDB Nacional, entende que, pela importância da cidade de Novo Hamburgo, estamos trabalhando para construir candidatura na majoritária, sendo que a nossa sigla seria protagonista”, afirma o presidente da comissão interventora, Robson Massaia.
PTB agora é Podemos
Recentemente, o PTB hamburguense aderiu à proposta do Podemos. Em razão disso, conforme a presidente da legenda, a secretária de Desenvolvimento Social Jurema Pieper, a sigla ainda está “na fase de ajustes administrativos”. O partido assegura lealdade à base do atual governo e trabalha apenas na estruturação de legenda para a vereança.
- Categorias
- Tags