abc+

DESCARTE IRREGULAR

"É sempre assim": Novo Hamburgo registra mais locais com descarte irregular de lixo

Prefeitura reforça a importância das denúncias para combater acúmulo de lixo nas ruas

Publicado em: 25/10/2024 às 20h:38 Última atualização: 25/10/2024 às 21h:08
Publicidade

A denúncia de descarte irregular de lixo na Rua Juarez, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, expôs mais locais da cidade onde a situação se repete. Nesta sexta-feira (25), por volta das 12h30, a reportagem percorreu duas ruas do mesmo bairro que apresentam acúmulo significativo de entulhos.

LEIA TAMBÉM: Quase 30 horas após vendaval, moradores da região seguem sem energia elétrica; RGE se manifesta

Descarte irregular foi encontrado na Rua Bruno Werner Stock. | abc+



Descarte irregular foi encontrado na Rua Bruno Werner Stock.

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

O caso mais grave foi encontrado na Rua Bruno Werner Storck, no cruzamento com a Avenida Reynaldo Kayser, onde uma montanha de lixo aflige os moradores há anos. A aposentada Neuci Vinckelmann, de 61 anos, residente em um condomínio próximo, relata que o descarte de entulhos e lixo é recorrente.

“Sempre tem lixo na esquina, a prefeitura até vem recolher, mas no outro dia já tem entulho novamente. Quando chove, o cheiro é ruim e se acumulam insetos. Inclusive, pessoas de outras ruas vêm aqui descartar móveis e outros materiais. Esses dias estava limpo, mas agora já está caótico de novo,” critica.

Neuci Vinckelmann | abc+



Neuci Vinckelmann

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

FIQUE POR DENTRO: Veja como ficou o interior da casa onde houve o ataque a tiros em Novo Hamburgo

Na Rua América, também em Canudos, o acúmulo de lixo ocorre na esquina com o Estádio João Renato Feltes. Segundo o porteiro Neri Nadir Hoffman, 63, o problema persiste mesmo com uma placa no local informando sobre a irregularidade.

Descarte irregular foi encontrado na Rua América. | abc+



Descarte irregular foi encontrado na Rua América.

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

“É sempre assim. A prefeitura recolhe às vezes, mas logo depois alguns vêm aqui e largam lixo de novo. Dias atrás até colocaram fogo no que tinha ali. Agora tem pouco, mas às vezes fica na altura do muro,” relata.

Neri Nadir Hoffman | abc+



Neri Nadir Hoffman

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

Prefeitura reforça importância das denúncias

A Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo ressaltou a importância da participação dos moradores no combate aos descartes irregulares de lixo. A população pode denunciar flagrantes pelo telefone (51) 3097-1990, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, ou pelo plantão da fiscalização ambiental, no número (51) 99645-7266, disponível nas sextas-feiras das 19 às 23 horas, sábados das 12 às 23 horas e domingos das 12 às 21 horas.

Além disso, a Prefeitura reforça que os descartes devem ser feitos em locais apropriados. A cidade conta com dois ecopontos para o descarte de materiais: o Ecoponto Canudos (Rua Estocolmo, 809) e o Ecoponto Santo Afonso (Avenida Montevideo, 520), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e recebem móveis, que frequentemente são encontrados em locais irregulares.

Em relação às ruas visitadas pela reportagem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) informou que os pontos já foram limpos em diversas ocasiões, e uma nova limpeza está prevista para os próximos dias.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade