abc+

RISCO DE ACIDENTES

"É perigoso cair em cima de uma criança": Moradores temem queda de postes de madeira apodrecidos

Defesa Civil compareceu ao local e emitiu parecer com pedido de retirada urgente, mas nada foi feito até o momento

Laura Rolim
Publicado em: 04/03/2024 às 15h:36 Última atualização: 04/03/2024 às 15h:37
Publicidade

Com risco de queda, três postes de madeira apodrecidos na Rua Johann Friedrich Pechmann, no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo, têm preocupado o vendedor Everton Santos Noronha. Já que, conforme constatado pela Defesa Civil do Município, que esteve no local no dia 24 de janeiro deste ano, os postes podem cair sobre o acesso de pedestres e atingir casas.

Poste podre está ancorado pela grade de uma residência | abc+



Poste podre está ancorado pela grade de uma residência

Foto: Arquivo Pessoal

Mesmo após um parecer emitido pela Defesa Civil, que solicita a retirada urgente pela empresa que utiliza o poste, o morador afirma que nada foi feito até o momento. No documento, a Defesa Civil constata que um dos postes está sendo amparado somente pelos cabos. Noronha já fez diversos contatos com a RGE desde o meio do ano passado, mas o problema, até agora, não foi resolvido.

“Não fazem nada. É perigoso cair em cima de uma criança, de um idoso. Pagamos impostos aqui, e sequer tem iluminação, o que gera insegurança. As empresas de internet não querem nem instalar internet, porque os postes estão podres”, diz Noronha.

Empurra-empurra

Em contato feito com a empresa de energia elétrica na última sexta-feira (1º), a reportagem enviou imagens, vídeos e o próprio parecer da Defesa Civil indicando a troca dos postes. A RGE informou que fez uma vistoria técnica no local e foi constatado que os postes da rede elétrica da empresa não apresentam situação de risco.

“A substituição das estruturas já está no cronograma de obras da empresa para ser executada. A RGE ressalta ainda que alguns postes do local são de uso exclusivo das empresas de telefonia e internet, não sendo um ativo da distribuidora. Desta forma, a responsabilidade de manutenção e/ou substituição é das empresas compartilhantes da região”, responderam.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade