Os buracos nas ruas são um dos problemas reclamados com frequência pelos moradores de Novo Hamburgo. Nesta semana, depois que o Grupo Sinos abordou um acidente causado por uma escadaria que desmoronou no bairro Guarani, outra situação chegou através dos moradores. Dois buracos, um na curva da Rua Luiz de Camões com a Júlio Adams, e o outro no cruzamento da Rua Júlio Adams com a Guajuvira, no mesmo bairro, tem colocado em risco quem transita por ali, especialmente motoristas.
Conforme a aposentada Neidy Bonzanini, os buracos já estão fazendo aniversário. Para fazer a sinalização e evitar que aconteça acidentes, moradores do entorno colocaram galhos no local. Desde que os buracos apareceram – há cerca de dois anos, conforme estima a aposentada –, a Prefeitura não havia nem colocado cavaletes.
No entanto, na tarde de terça-feira (27), após a reportagem contatar a Administração Municipal questionando sobre a previsão de solução do problema, equipes da Prefeitura foram até o local e fizeram a sinalização.
De acordo com Neidy, um dos buracos era pequeno, mas depois que uma equipe foi realizar o conserto de um vazamento, a Prefeitura tapou, e no dia seguinte o buraco abriu novamente, desta vez, ainda maior. “O buraco ficou maior quando alguém veio consertar um vazamento”, comenta.
Um grupo de moradores já abriu diversos chamados através da Ouvidoria Municipal, mas não teve retorno até o momento. “É muito perigoso, principalmente à noite. O pessoal teve que sinalizar com galhos para que não aconteçam acidentes”, afirma Neidy. “Já faz muito tempo. A gente se irrita com isso”, completa.
O que diz a Prefeitura
Questionada, a Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu) respondeu que está ciente das situações apresentadas. “Um dos problemas, na Rua Luis de Camões, o conserto já foi realizado, faltando apenas a finalização com asfalto. Já a outra demanda está na programação de serviços da pasta e será solucionada em breve”, informam.
LEIA TAMBÉM