abc+

SHOW NOS ARES

É HOJE! Saiba qual o melhor ponto de Novo Hamburgo para assistir à Esquadrilha da Fumaça

Espetáculo terá duração de 40 minutos; veja o horário e saiba como conferir

Susete Mello
Publicado em: 27/04/2023 às 10h:29
Publicidade

A Esquadrilha da Fumaça, que difunde a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB), estará em Novo Hamburgo neste sábado (29). A partir das 16 horas, as performances acrobáticas de sete aviões poderão ser vistas de praticamente todo o Município e da cidade vizinha Campo Bom. 

No entanto, há um ponto privilegiado: o Aeroclube de Novo Hamburgo. 

Esquadrilha da Fumaça



Esquadrilha da Fumaça

Foto: Sargento Batista/Força Aérea Brasileira

O presidente do local, Alceu Mario Feijó Filho, salienta que os aviões sairão da Base Aérea de Canoas, para onde devem voltar, mas que o Aeroclube servirá de ponto referência, caso precisem pousar.

Para estacionar no pátio do local, será cobrado R$ 20 por veículo a partir do meio-dia. O público poderá acessar a partir das 15 horas. O Aeroclube está localizado na Rua Ana Terra, 10, no bairro Canudos.

A aeronave A 29 Super Tucano será responsável pelo espetáculo nos céus. Segundo Feijó, esse modelo é usado pela FAB para treinamento e também para garantir a segurança do País nas fronteiras. “Ao todo, serão 40 minutos de show, com a presença do piloto Felipe Kawka no Aeroclube, que irá explicar as manobras, entre subidas e descidas.”

Conforme dados da Esquadrilha da Fumaça, a apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução.

O evento integra as comemorações dos 96 anos de Novo Hamburgo e também dos 76 anos do Aeroclube.

“Gostaria de agradecer a inestimável colaboração da Secretaria de Cultura, por meio do secretário Ralfe Cardoso. Levamos a ideia, e ele abraçou”, salienta.

Saiba mais

A Esquadrilha da Fumaça nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo.

O objetivo era mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar. Em 14 de maio de 1952, ocorreu a primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça, no Rio de Janeiro.

Super Tucano

O Super Tucano é a quinta aeronave adotada na história da Esquadrilha da Fumaça, sendo utilizado desde 2015 após um período de dois anos de implantação e adaptação.

Fabricado pela Embraer, o avião já era empregado pela Força Aérea Brasileira (FAB), cumprindo missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça.

Ao serem adotadas pela Fumaça, as aeronaves ganharam pintura com as cores vibrantes da Bandeira do Brasil, incentivando o sentimento de patriotismo e a admiração dos espectadores pela equipe brasileira em todo o mundo. 

Outras apresentações

A Esquadrilha da Fumaça também esteve em Torres, na sexta-feira (28), às 15h30, no Parque do Balonismo – durante o festival internacional da modalidade. 

No domingo (30), às 14h30, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), estará em Três de Maio, na Expofeira.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade