abc+

TRANSPORTE PÚBLICO

Drama do transporte público segue afetando usuários em Novo Hamburgo

Quatro meses após a Viação Santa Clara assumir o serviço de transporte no município, queixas ainda são frequentes

Publicado em: 06/09/2024 às 18h:17 Última atualização: 06/09/2024 às 18h:17
Publicidade

A relação entre usuários de ônibus e a Viação Santa Clara (Visac-RS) segue complicada em Novo Hamburgo. Desde abril, quando a empresa assumiu a linha de transporte coletivo no município, as queixas têm sido constantes. A reportagem do Grupo Sinos foi até o paradão conferir o que a comunidade tem relatado sobre a situação.

Transporte coletivo em Novo Hamburgo segue frustando usuários. | abc+



Transporte coletivo em Novo Hamburgo segue frustando usuários.

Foto: Letícia Breda/GES-Especial

Grande parte das queixas dos usuários gira em torno dos atrasos, considerados frequentes. Moradora do bairro Boa Saúde, a auxiliar de cozinha Daniela da Silva, 32 anos, conta que os filhos normalmente se atrasam para a escola por conta disso. “Tem coisas a melhorar. Meus filhos pegam a linha Vila Torres às 12h20 até a escola no Centro, mas o ônibus tem passado às 12h40, então eles se atrasam. Antes estava tão bom”, disse.

A mesma dificuldade se repete com o auxiliar de limpeza Thiago da Silva, 30 anos, morador de Canudos. À reportagem, o usuário denunciou que na manhã desta quinta-feira (5), por volta das 06h30, a linha Aeroclube estava muito lotada. “Os ônibus estão sempre atrasados e superlotados. De manhã, peguei o Aeroclube e teve gente caindo por cima da catraca por falta de espaço para se segurar. Está bem complicado”, afirma.

Tabela segue a mesma

Implementada em 1º de agosto, a nova grade horária da Visac-RS segue válida. Segundo a Prefeitura, a mudança atendeu a pedidos de moradores e entidades, além de ajustes sobre o tempo necessário para que determinada linha pudesse cumprir o itinerário sem atrasos. As alterações foram feitas nos dias úteis e as tabelas de fins de semana estão em estudo.

Os ajustes mais significativos foram em Lomba Grande. A partir de sugestões dos moradores do bairro, os horários da linha Quilombo foram reduzidos e a linha Lomba Grande recebeu oito novos, a maior ampliação da mudança. Ainda, tiveram alterações significativas as linhas Redentora-Pedreira, Guia Lopes-Esmeralda, Canudos-Esmeralda, Osvaldo Cruz, Boa Saúde, Jardim Liberato e Rondônia-Hamburgo Velho.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

A explicação do Executivo é que muitas mudanças surgiram a partir do Serviço de Atendimento ao Passageiro da Visac-RS e da Diretoria de Transporte Público (DTP). “A DTP recebe as demandas, compila os dados em planilha, analisa a situação através da Central de Controle de Operações e trabalha em conjunto com a Visac-RS identificando e tratando as inconformidades, sempre buscando melhorias no sistema”, afirma a prefeitura por meio da assessoria de imprensa.

A grade de horários dos ônibus pode ser consultada no site mixmob.novohamburgo.rs.gov.br. Para reclamações ou sugestões, o atendimento ao usuário é pelo telefone e WhatsApp (51) 2211-0314 ou pelo e-mail sap@visacrs.com.br, além do WhatsApp (51) 99828-2070, da DTP.

Até o fechamento desta matéria, a reportagem não recebeu o posicionamento da Visac-RS. O espaço segue aberto.

Visac-RS assume operação em Esteio

A partir deste sábado (7), a Visac-RS vai assumir a operação de transporte coletivo em Esteio. Junto com a nova transportadora, será implantado um novo sistema de bilhetagem eletrônica.

Além da substituição da Hamburguesa, uma das principais mudanças é a alteração do Cartão TEU, da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Porto Alegre (ATM), pelo EsteioMob, gerenciado pela Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), uma autarquia hamburguense contratada pela Administração Municipal de Esteio para a operacionalização.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade