abc+

HAMBURGO VELHO

Domingo com carnaval de rua para crianças e adultos em Novo Hamburgo

Evento gratuito segue até as 21 horas com apresentação de escolas de samba

Júlia Taube
Publicado em: 19/02/2023 às 18h:35 Última atualização: 25/01/2024 às 10h:56
Publicidade

O carnaval tomou conta de Hamburgo Velho e trouxe muita alegria para as ruas do Centro Histórico hamburguense durante o domingo (19), com a primeira edição do Hamburgo Velho Folia. Entre fantasias, confetes, serpentinas e muita música, o evento gratuito reúne adultos e crianças em seis horas de festividade, que iniciaram às 15 horas e vão até as 21 horas, na Avenida Maurício Cardoso, 132.

Carnaval em NH



Carnaval em NH

Foto: Júlia Taube/GES-Especial

Embalado por sorrisos e muita celebração, o festejo proporciona atrações para toda a família. Até as 18 horas, a criançada poder se divertir com o baile de carnaval infantil, realizado no quintal da Casa Dalilla Sperb, sede da Secretaria Municipal da Cultura (Secult). E, como de costume das festas carnavalescas, as crianças também puderam ir a caráter para o bloquinho para concorrer ao título de melhor fantasia.

Já para o público adulto, a festa vai até as 21 horas ao som de muito samba das escolas hamburguenses Sociedade Cruzeiro do Sul e Protegidos da Princesa Isabel. As tradicionais marchinhas de carnaval também estarão levando animação para os foliões do Hamburgo Velho Folia, com o grupo João Maurício e a banda Back in Bahia.

Inspiração da década de 50

A proposta diferente surgiu na intenção de reviver o carnaval de rua em Hamburgo Velho, famoso na década de 1950. Foi a partir de uma esquete desenvolvida pelo grupo teatral Reino Encantado, trazendo para o texto a história do bloco carnavalesco humorístico General da Banda, que o Hamburgo Velho Folia foi criado.

A lembrança trouxe à tona memórias da época nos participantes do antigo bloco, que era também conhecido como “bloco do Caneco”, como era chamado o seu líder, Urbano Arnecke, e despertou a vontade de proporcionar novamente a vivência para a comunidade. Foi por meio disso que a sugestão chegou até a Secult, que decidiu trazer novamente o carnaval para as ruas de Hamburgo Velho e realizar festança na Sede da Secult, ao lado da antiga residência do simbólico e grande fomentador do carnaval hamburguense, Caneco.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade