abc+

CRIME ORGANIZADO

DOIS MORTOS: "Vamos atrás de quem matou e de quem mandou matar", afirma delegado após operação em Novo Hamburgo

Ação para bloquear possível atrito entre facção prende um e vasculha esconderijos de drogas no bairro Canudos

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 06/08/2023 às 12h:05 Última atualização: 17/10/2023 às 18h:02
Publicidade

A suspeita preliminar da Polícia Civil é de que as execuções de dois homens no bairro Canudos, em Novo Hamburgo na madrugada de sábado, tenham ligação com atrito entre integrantes da facção com berço no Vale do Sinos.

Para bloquear uma possível escalada da violência, o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Mario Souza, diz que as forças de segurança da região resolveram agir imediatamente por meio da Operação Não Matarás. Os agentes contaram com apoio de helicóptero para as buscas.

“Esses dois [as duas execuções] são casos típicos do crime organizado”, revela. Souza afirma que novas ações como a da noite entre o sábado (6) e a madrugada deste domingo, com agentes vasculhando áreas de tráfico – podem ser realizadas para barrar a ação dos criminosos. 




Nenhum criminoso ligado aos assassinatos chegou a ser preso na ação.

Durante a semana, esclarece Souza, a Delegacia de Homicídios vai buscar os responsáveis pelos assassinatos. O objetivo é identificar “quem matou e quem mandou matar”, afirma o delegado.

Ele ressalta que uma das medidas que pode ser tomada caso as mortes tenham sido a mando ou autorizadas pelas lideranças da facção será a transferência deles para outros estados. 

A Polícia Civil não confirmou os nomes dos dois homens mortos até a publicação desta reportagem. A Brigada Militar identificou um deles como José Vanderlei de Mello Júnior, de 24 anos.

Operação no bairro Canudos



A Operação Não Matarás, em conjunto entre a Polícia Civil e a Brigada Militar, prendeu um homem por tráfico no bairro e aprendeu drogas em esconderijos da facção. A lista de drogas apreendidas durante a ação foi repassada pelo delegado, veja:

  • 6,07 quilos de skank – embalados com logomarca
  • 202 gramas de skank – no vidro
  • 264 gramas de skank – em sacola
  • 88 gramas de skank – em sacola
  • 108 gramas de maconha prensada
  • 9 gramas de skank – embalado para venda
  • 8 comprimidos de ecstasy – embalados para venda
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade