DIVERSÃO

Dia Mundial do Brincar leva atividades culturais e esportivas às crianças em Novo Hamburgo

Atividades integram a Semana do Brincar e vão até domingo (28)

Publicado em: 27/05/2023 16:59
Última atualização: 26/03/2024 16:02

Movimentar o corpo, a mente e despertar o imaginário. Assim foi o sábado (27) na Escola de Aplicação Feevale, em Novo Hamburgo, que sediou o Esporte na Rua, promovida pela Rede Esporte pela Mudança Social (Rems). A atividade integra a programação da Semana do Brincar. Para encerrar a semana de brincadeiras, no domingo (28) terá a apresentação do espetáculo Junto, com Alice Ribeiro, no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno.

Dia Mundial do Brincar leva jovens e crianças para Escola de Aplicação Feevale Foto: Júlia Taube/GES Especial

A atividade celebra o Dia Mundial do Brincar, comemorado no domingo e, para isso, o Esporte na Rua propôs atividades para estimular crianças e jovens a serem mais ativos, principalmente na prática esportiva. Cerca de 120 crianças dos projetos sociais Joga Aurora e Futsal Social, da Feevale, lotaram o ginásio de esportes da instituição para praticar escalada, vôlei, brincadeiras com skate e carrinho de lomba, punhobol, corridas e lançamentos.

Integrante do projeto Joga Aurora, Caroline Gabriele Lopes, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edmundo Strassburger, de Campo Bom, aprovou a iniciativa. “Eu achei muito legal. Eu gostei muito porque deu para fazer várias brincadeiras diferentes e a gente conseguiu se divertir muito com coisas diferentes”.

Caroline Lopes com sua colega do Projeto Joga Aurora Foto: Júlia Taube/GES Especial

A coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Feevale e responsável pelo projeto Joga Aurora, Magale Konrath, conta que o movimento ocorre todos os anos e destaca a importância para os pequenos. “A gente consegue tirar os espaços aos quais elas estão acostumadas a integrar. É poder trabalhar com diferentes modalidades”, relata.

A programação da Semana do Brincar também ocorreu na Casa Dalila, com o Teatro Teleco e oficinas brincantes.

Câmpus aberto para a comunidade

Além de abrir as portas para os participantes dos projetos sociais, a instituição também levou a comunidade para dentro da vivência dos estudantes da Escola de Aplicação Feevale com a terceira edição do Sábado de Câmpus Aberto e Festival de Jogos Matemáticos + Lançamento de Foguete. As atividades ocorreram em paralelo ao Esporte na Rua.

Com brincadeiras, pintura de rosto, oficina de dobraduras e feira de artesanatos abertas ao público, o Sábado de Câmpus Aberto integra o programa Feevale para Todos. A iniciativa busca oferecer atividades culturais e físicas, promovendo a saúde e o bem-estar social.

Ricardo Souza Machado com os filhos desenvolvendo um robô no Festival de Jogos Matemáticos Foto: Júlia Taube/GES Especial

Festival de Jogos Matemáticos e o Lançamento de Foguete também foram as atrações da festividade. Auxiliando os filhos a criar um robô, o analista de suporte Ricardo Souza Machado diz que sempre ouve os filhos relatando sobre o que desenvolvem na escola e agora, pode também aprender. “Esse tipo de atividade onde eles têm a possibilidade de conhecer novas coisas, de criar e interagir. É muito importante”, relata.

Foguete nas alturas

O foguete construído a partir de garrafa pet também chama atenção de quem passa pela oficina. A professora de ciência da instituição, Micheline Kruger Neumann, explica que o objeto é trabalhar com todos os alunos da escola durante todos os anos de ensino. “Envolve questões de ciência e de matemática. Então, a gente convida os pais a virem e construírem o foguete em dois modelos, sendo um só com água e o outro com ar”, conta.

Eduardo Mariussi (e) produzindo um foguete com a filha Luíza Mariussi (meio) e a esposa Paula Tonello (direita) Foto: Júlia Taube/GES Especial

Os pais da estudante da Escola de Aplicação Feevale Luíza Tonello Mariussi, 7, aceitaram o convite e aprenderam a construir o foguete. A mãe da pequena, Paula Tonello, 40, conta que a filha ficou empolgada com a experiência. “Em sala de aula ela aprendeu a fazer o foguete pequeno e hoje ela veio determinada a fazer um diferente. O assunto era esse lá em casa de como funcionava o foguete e hoje ela veio mostrar para a gente”, afirma.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas