abc+

AÇÕES PREVENTIVAS

Dia D pela saúde da mulher tem exames, orientações e documentário em Novo Hamburgo

Mulheres que buscaram a UBS Santo Afonso neste sábado participaram até de sessão de cinema

Publicado em: 18/03/2023 às 16h:02 Última atualização: 02/02/2024 às 13h:26
Publicidade

O sábado foi marcado pelo Dia D pela saúde da mulher. Em Novo Hamburgo, todas as unidades de saúde do Município abriram as portas das 9 às 15 horas para prestar um atendimento especial direcionado a elas, com consultas, exames e testes rápidos para diversas doenças. A atividade integra a programação do “mês da mulher”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Daniela Pinhatti e Ana Rita de Oliveira na UBS Santo Afonso



Daniela Pinhatti e Ana Rita de Oliveira na UBS Santo Afonso

Foto: Matheus Chaparini / GES-Especial

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Afonso, a equipe preparou uma programação especial. Os atendimentos mais procurados foram teste rápido de gravidez, aferição de pressão e exames preventivos de câncer.

Daniela Pinhatti, farmacêutica da unidade, destaca a importância de um sábado voltado à saúde da mulher. “No dia a dia, já é bem corrido para as pessoas, e tem gente que não vem pela falta de tempo. Então, se cria esse dia, no sábado, com vários profissionais e vários serviços para que elas tenham esse tempo para cuidar da saúde delas”, justifica.

Equipe da UBS Santo Afonso no Dia D pela saúde da mulher



Equipe da UBS Santo Afonso no Dia D pela saúde da mulher

Foto: Divulgação

Enquanto esperavam por uma consulta ou exame, as pacientes recebiam materiais informativos sobre a prevenção de doenças e métodos contraceptivos. Além disso, o documentário “Como ela faz?”, foi exibido na sala de espera da unidade.

A obra dirigida por Tatiana Villela, que estreou em 2021, promove reflexões sobre o tema da equidade de gênero no Brasil, utilizando testemunhos pessoais de mulheres das mais diferentes profissões, entremeados por declarações de especialistas, também mulheres, costurando um grande painel sobre a desigualdade de oportunidades.

“Nosso intuito foi trazer informação enquanto as pessoas estavam aguardando atendimento. Então, fizemos os panfletos que mostram a importância de se realizar o pré-câncer, o exame citopatológico, a importância da prevenção à concepção. As mulheres têm direito e acesso a vários tipos de anticoncepcionais e também ao DIU, para evitar concepção”, diz a farmacêutica residente Ana Rita de Oliveira, do programa de residência multiprofissional em atenção básica em saúde da Feevale.

Para evitar gravidez

O material informativo traz diversas opções de métodos contraceptivos disponíveis nas farmácias do Município. São distribuídos gratuitamente anticoncepcionais hormonais via oral para mulheres a partir de 12 anos; anticoncepcionais hormonais injetáveis, com aplicação mensal ou de três em três meses; e colocação de Dispositivo Intra Uterino (DIU) de cobre.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade