O desmoronamento da estrutura do dique na altura da Travessa Vera Cruz, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, preocupa moradores que residem há quase 30 anos a poucos metros do local. A Prefeitura já iniciou obras para conter a erosão.
Com a chuva desta semana, a erosão que havia se formado com a última enchente, que deixou o bairro embaixo d’água, começou a aumentar, o que tem tirado o sono de algumas famílias. O deslizamento recente da terra que forma o dique é flagrante.
A operadora de máquinas, Isalete de Lima, 53 anos, é uma das moradoras afetadas diretamente com o problema. Com a casa praticamente encostada à estrutura do dique, ela afirma que entre a noite de quarta-feira e madrugada desta quinta-feira (8), a erosão aumentou significativamente. “Não dormi, tive até pesadelos essa noite. A gente ficou com medo, porque ficava escutando os torrões da terra caindo. É bem difícil, a gente não consegue ficar em paz”, coloca.
Ela reside há 28 anos no mesmo local, e essa é a primeira vez que o dique apresenta problemas estruturais. A moradora conta que acionou a Defesa Civil, que orientou a abertura de um protocolo. “Isso aqui não é questão de protocolo, é uma questão de urgência. A gente precisa de uma solução rápida, porque se chover mais vai abrir o dique no meio”, avalia.
Os moradores temem que se repita o mesmo problema registrado no início do mês de maio, quando a estrutura do dique colapsou nos fundos da casa de bombas da Santo Afonso, no lado de São Leopoldo, e provocou a inundação total do bairro hamburguesnse.
A Prefeitura foi procurada para comentar o assunto. No início da tarde foi divulgada nota destacando que obras já começaram a ser realizadas no local. Clique aqui para ler o texto na íntegra.
LEIA TAMBÉM