abc+

NA FENAC

Desenvolvimento dos sapos, futebol feminino e gravidez: Conheça algumas das pesquisas da Femictec

Mais de 700 alunos expõem seus trabalhos até sábado, na Fenac, em Novo Hamburgo

Dário Gonçalves
Publicado em: 22/09/2023 às 14h:44 Última atualização: 17/10/2023 às 22h:12
Publicidade

Um mundo de pesquisas e descobertas pode ser encontrado até sábado (23) na Fenac, durante a 10ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica de Novo Hamburgo – Femictec.

O evento reúne 170 trabalhos científicos apresentados por mais de 700 alunos nas mais diversas áreas. A Femictec busca o estímulo às investigações por parte das crianças e adolescentes, de modo a melhorar o desenvolvimento do ensino no município.



Conforme a secretária de educação, Maristela Guasselli, a feira representa um momento muito importante, porque mostra o resultado de uma aprendizagem.

“Não é um resultado fechado, definitivo, porque o conhecimento nunca acaba. Mas isso mostra um protagonismo e autoridade dos nossos alunos. Por mais que tenham professores, orientadores, são eles quem estão apresentando. Eles são autores das suas descobertas”, afirma.

Desde a educação infantil, até a educação de jovens e adultos, a Femictec tem em exposição temas como conscientização ambiental, esportes, tecnologias, investimentos, cotidiano nas escolas, espécies animais, moda, plantas medicinais e comestíveis, alimentação saudável, emoções e sentimentos, descarte correto de lixo, bullying, uso de drogas, astronomia, fake news, entre muitos outros.

A expectativa é de que 7 mil pessoas passem pela Fenac até sábado.

Estudos de gente grande

Betina Telles, Melissa Silva e Sofia Foss do 6º ano da EMEB São João | Jornal NH



Betina Telles, Melissa Silva e Sofia Foss do 6º ano da EMEB São João

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Entre as pesquisas, está a das alunas Betina Telles, 12 anos, Melissa Silva, 12, e Sofia Foss, 11, do 6º ano da EMEB São João.

Inspiradas pela gravidez da professora Shirlei, as meninas resolveram falar sobre “Gestação e Seus Problemas”, detalhando sobre sintomas, doenças e riscos que enfrentam as mães e os bebês. “Inclusive, minha mãe teve diabetes gestacional quando ficou grávida do meu irmão”, conta Betina.

“Cada grupo escolheu um trabalho de seu próprio interesse. Eles tiveram plena liberdade para isso e foram acompanhados por um orientador e um co-orientador de acordo com a área de cada um. E cada assunto envolveu apenas três alunos, por isso eles tiveram que aprender muito sobre o tema. Então certamente isso será de grande aprendizado para o futuro deles”, disse a professora Paula Moehlecke, orientadora das três meninas.

Gabriel Holdefer Nervo e Shamira Freitas SIlva, do 2º ano da EMEB Presidente Castelo Branco | Jornal NH



Gabriel Holdefer Nervo e Shamira Freitas SIlva, do 2º ano da EMEB Presidente Castelo Branco

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Na área de biologia, Gabriel Holdefer Nervo, 8, e Shamira Freitas SIlva, 7 anos, do 2º ano da EMEB Presidente Castelo Branco, estão há alguns meses acompanhando o desenvolvimento de um girino até que esteja transformado em um sapo adulto.

Os pequenos mostram a diferença entre os anfíbios, quais são os maiores e menores, inofensivos e venenosos no projeto “Será Que Vira Sapo?”.

Ariel Lucas, Kauã Matheus e Leonardo Rauã, estudantes do 9° ano da EMEB Arnaldo Grin | Jornal NH



Ariel Lucas, Kauã Matheus e Leonardo Rauã, estudantes do 9° ano da EMEB Arnaldo Grin

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Já os adolescentes Ariel Lucas, Kauã Matheus e Leonardo Rauã, todos de 15 anos, e estudantes do 9° ano da EMEB Arnaldo Grin focaram no “Futebol Feminino”, com destaque para a Rainha Marta.

“Este ano teve Copa do Mundo e percebemos que a audiência e o interesse foi muito menor do que no ano passado, quando teve a Copa do Mundo masculina. Percebemos também que muitos usaram o horário dos jogos como desculpa para dizer que não assistiram”, disse Leonardo.

Arthur Rost, Elis Silva e Nicolas Haubert, do 5° ano da EMEB José de Alencar | Jornal NH



Arthur Rost, Elis Silva e Nicolas Haubert, do 5° ano da EMEB José de Alencar

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

“Escola Sustentável” foi o tema de Arthur Rost, 11, Elis Silva, 10, e Nicolas Haubert, 10, do 5° ano da EMEB José de Anchieta.

O trio buscou transformar o ambiente escolar e aproveitar melhor seu espaço através da plantação, reativação de uma cisterna que coleta água da chuva e aumentando o cuidado com os descartes de resíduos.

Cerimônia de premiação

No sábado pela manhã acontece a última sessão de apresentação dos trabalhos e a cerimônia de premiação. Todos os jovens pesquisadores receberão medalhas e certificados de participação, no entanto, 140 avaliadores externos analisam as produções para definir aqueles que representarão a Rede Municipal de Ensino na Mostratec Júnior, que acontecerá em outubro.

Serão selecionados 31 projetos, sendo 11 de Educação Infantil e 20 de Ensino Fundamental (8 de Anos Iniciais, 10 de Anos Finais e 2 de Educação de Jovens e Adultos).



Programação:

Sexta-feira, dia 22

  • 13h30 – Visitação tarde e oficinas
  • 17h – Encerramento visitação tarde

Sábado, dia 23

  • 8h – Visitação manhã
  • 9h30 – Encerramento visitação manhã
  • 10h – Cerimônia de Premiação
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade